Horta Comunitária da Praça CEU, no bairro Ouro Verde, começa a ganhar forma

A horta comunitária da Praça CEU, no bairro Ouro Verde, começou a ganhar forma. Nesta semana, a coordenação iniciou a instalação da cerca, a demarcação dos canteiros e o plantio de legumes e verduras no terreno que possui 10m de largura x 15m de comprimento. Até o momento, a equipe semeou cenoura, beterraba, manjericão, salsa, salsão, alface-mimosa, alecrim, sálvia, rabanete, radicci, e, agora, só é preciso esperar o tempo de germinação de 60 dias.


 

O coordenador da Praça CEU, Clóvis Prates, destaca que o projeto deve trazer muitos benefícios para a comunidade local. "Vamos promover ações de inclusão social para se alcançar objetivos de bem-estar social, nutritivo e cultural, objetivando um ideal sustentável que possa difundir o consumo consciente de alimentos saudáveis”.


 

Segundo Débora Fin, secretária de Esportes e Desenvolvimento Social e coordenadora do Centro de Referência da Assistência  (CRAS I), atualmente o CRAS oferta o benefício eventual de alimentos, que possui Legislação Específica, mas não tem relação com a Horta Comunitária. "O projeto ainda se encontra em andamento, mas com a implementação iremos pensar como irá se organizar a sistemática dos encaminhamentos dos usuários do serviço”, explica.

De acordo com a prefeitura, futuramente, em conjunto com o CRAS e uma nutricionista, será implantado um projeto paralelo orientando a população sobre a importância dos alimentos in natura para a saúde e ensinando técnicas de cultivo. Além disso, serão realizadas palestras com engenheiros ambientais e outros nutricionistas com orientações relevantes sobre a horta e a saúde da população de forma geral.

O município também destaca que a execução do projeto da Horta Comunitária está sendo feita de acordo com as normas sanitárias vigentes de enfrentamento à pandemia causada pela Covid-19 e o usufruto do que será produzido também passará por um rígido processo de higienização e distribuição.