Hortas e cozinhas comunitárias em 15 municípios

O Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Desans), da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), realizou, nesta quinta-feira, dia 13, uma reunião com gestores de 15 municípios para prestar esclarecimentos sobre o projeto para a implantação de cozinhas e hortas comunitárias. Os municípios de Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Cacequi, Dom Pedrito, Hulha Negra, Imbé, Lavras do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Santana do Livramento, Candiota, São Leopoldo e Viamão serão contemplados. 

Iniciativa do Desans, o projeto tem o objetivo de orientar as famílias quanto às formas corretas de alimentação para enfrentar as carências alimentares e nutricionais e propiciar condições adequadas de preparação de alimentos, de acordo com as normas sanitárias, para que sejam comercializados, gerando qualificação profissional. De acordo com o secretário Luís Augusto Lara, as hortas e cozinhas comunitárias são uma ferramenta para promover o desenvolvimento das comunidades carentes dos municípios, além de gerar renda e oportunidades para quem mais precisa. “O governo do Estado está preocupado em fazer o mais rápido possível a implantação destes projetos nas cidades. O resultado que vocês tiverem, será a nossa amostra”, esclareceu o secretário.

Na ocasião, ficou definido que os municípios beneficiados têm até o dia 24 de outubro para entregar à STDS toda a documentação necessária para que o convênio seja efetivado. No encontro, os gestores municipais também tiveram esclarecimentos sobre o Desans, que foram feitos pelo diretor Elmar Schneider, e pelas integrantes do Departamento, Simone Reis e Marlene Sauer, além das questões técnicas sobre a documentação a ser entregue, que foram expostas pela representante da Central de Projetos da STDS, Andréa Pinheiro.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa