Hóspede acusa hotel de racismo em Caxias do Sul
Conforme relatado pela vítima em boletim de ocorrência e nas redes sociais, equipe do hotel teria se negado a entregar itens básicos como sabonete, toalha e cobertor e teria expulsado hóspede sem justificativa
Um caso de racismo contra um consultor comercial no hotel Travel Inn Axten, em Caxias do Sul, tem repercutido nos últimos dias nas redes sociais. O fato foi relatado pela vítima, Nerferson Martins dos Santos, em seu perfil no Instagram e também em boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Caxias do Sul. Conforme Neferson, a equipe do hotel teria se negado a lhe entregar itens básicos para sua estadia, como sabonete, toalha e cobertores. Além disso, na terça-feira, 26/10, o segurança do estabelecimento teria o expulsado sem justificativa.
Nerferson mora em São Paulo e estava na cidade da Serra Gaúcha a serviço da empresa na qual trabalha. Entretanto, ao longo de 30 dias de estadia, passou a presenciar cenas frequentes de discriminação racial. “Eu ligava todos os dias falando que estavam faltando coisas, mas eles não me entregavam o básico. Me perseguiam, me olhavam feio, entravam no meu quarto sem autorização e remexiam na minhas coisas”, disse em seu Instagram.
Diante da forma como estava sendo tratado, o consultor comercial conta que começou a esconder produtos como toalhas, taças e cobertores, a fim de garantir que iria ter esses itens quando retornasse ao quarto. “Eles viram as coisas guardadas e pediram para eu sair do hotel. Não alegaram nada, somente me expulsaram”, relata.
Em comunicado oficial, o hotel argumentou que, “em seus procedimentos internos de controle, não constatou a prática de discriminação em suas dependências”. Ainda, afirmou que “seguirá colaborando para a correta elucidação do episódio”. O hotel finalizou a nota dizendo que “repudia e não autoriza a prática de qualquer tipo de discriminação, trabalha com a inclusão social e o respeito à diversidade”.