Hospital de Campanha do Exército é instalado no RS

Solicitado pelo governo do Estado ao Exército Brasileiro, um hospital de campanha para atender pacientes COVID foi instalado na sexta-feira, 12/03, na zona sul de Porto Alegre. O espaço funcionará anexo ao Hospital Restinga e Extremo-sul e, diferentemente da maioria das estruturas semelhantes instaladas para atender a demanda nesta pandemia, o Hospital de Campanha do Exército contará com Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Serão oito leitos de UTI, além de 12 em enfermaria.


 

A escolha por Porto Alegre, de acordo com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, se deu pela demanda de leitos.

Vindo de Manaus, o módulo foi transportado em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que pousou na madrugada de sexta, 12/03, na Base Aérea de Canoas. "O hospital de campanha do Exército é único. É preparado para combate e para situações de calamidade. É diferente de todos os outros em sua estrutura", afirmou a comandante do Hospital de Campanha do Exército, coronel Ocilene Vargas.


 

O módulo em instalação na Restinga poderá ter a capacidade de atendimento em UTI ampliada se forem agregados mais equipamentos, como respiradores, explicou a militar. Os aparelhos para o funcionamento do hospital chegarão de Manaus até terça, 16/03, deixando a estrutura apta para receber pacientes. A montagem das três barracas, cada uma com 48 metros quadrados, já foi concluída.

Fotos: Gustavo Mansur / Palácio Piratini