Hospital de Campanha é aberto em Caxias

A secretária municipal da Saúde de Caxias do Sul, Maria do Rosário Antoniazzi, apresentou, na tarde de quarta-feira, dia 17, o Hospital de Campanha da cidade. O espaço é uma parceria da secretaria com o Centro de Saúde Clélia Spinato Manfro, mantida pela Associação Cultural e Científica Virvi Ramos. Inicialmente estão disponíveis 22 leitos, mas a capacidade pode aumentar para 40. O atendimento iniciou no mesmo dia e serão recebidos apenas pacientes encaminhados por outras unidades, sem atendimento direto.

O Hospital de campanha conta com 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos e administrativo. O custo mensal é de R$ 210 mil. A unidade fica na Rua Padre Tiago Alberione, 290, no bairro São Ciro, onde ficava  o Seminário dos Padres Paulinos. De acordo com a secretária, o local foi escolhido após estudo para verificar o melhor lugar de instalação. “Descartamos a implantação na Rua Sinimbu, principalmente pelo transtorno que poderia gerar ao trânsito”, comentou ela.

O atendimento na nova unidade será para casos considerados de baixa complexidade, principalmente doenças características do inverno. “Será um atendimento clínico para problemas que não precisem de intervenção cirúrgica. Não temos a estrutura para realizar este tipo de procedimento aqui”, explica Maria do Rosário.

Conforme Maria do Rosário, a ideia é que a unidade fique aberta até março de 2012. “Queremos estar preparados para possíveis doenças do verão também”, destaca. Na tarde de quinta-feira, dia 18, a secretária participou de reunião com o secretario estadual da Saúde para pedir mais recursos para o município e para auxílio com o Hospital de Campanha.

Francine do Nascimento Ghiggi 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br