Hospital Público de Bento: 75 pacientes do SUS passam por cirurgia para varizes

Procedimentos marcaram o início das atividades no bloco cirúrgico do Hospital Público de Bento Gonçalves, durante congresso nacional de cirurgia vascular

Hospital Público de Bento: 75 pacientes do SUS passam por cirurgia para varizes.
Quarta-feira, 16 de julho de 2025: primeiros procedimentos cirúrgicos do Hospital Público. Foto: José M. Estefanon

As instalações do bloco cirúrgico do futuro Hospital Público de Bento Gonçalves receberam, nesta quarta-feira (16), o I Congresso Vascular Solidário, promovido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV-RS). Mais de 100 procedimentos gratuitos para o tratamento de varizes foram realizados ao longo do dia. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Saúde (SMS).

O Congresso reuniu mais de 40 profissionais de diversas regiões do país e também da Espanha, como o médico Carlos Boné Salat, referência mundial no tratamento de varizes a laser. “Estou profundamente orgulhoso. Tenho honra de poder compartilhar essa ação humanitária com todos”, afirmou.

O médico Tiago Campos, de Brasília, também comentou sobre o mutirão. “Uma ação importantíssima com colegas vasculares do Brasil todo. Esse é o sentido da sociedade e da medicina vascular. Parabéns pela ação e pela recepção”, completou.

Os procedimentos gratuitos foram realizados em 75 pacientes do SUS, previamente comunicados da ação. As intervenções utilizaram técnicas modernas, seguras e minimamente invasivas.

Esperando há oito anos pelo procedimento, Maria Salete Gerolde, de 66 anos, comemorou: “Estou muito feliz e espero sair hoje com a cirurgia realizada”.

Jandira Trentin Bassanelo, que aguardava há seis anos, também celebrou: “Hoje, graças a Deus, estou realizando meu sonho de fazer a cirurgia das varizes”.

Para Gerci Leonora, de 56 anos, na fila há cinco anos, o sentimento era de alívio: “Estou muito feliz e agradecida pela oportunidade de fazer o procedimento, que faz muita diferença na minha vida — principalmente pelas dores no calor”.

A secretária de Saúde, Daiane Piuco, acompanhou toda a movimentação e destacou a importância do momento: “Estou muito orgulhosa. É um momento importante, pois foram os primeiros procedimentos realizados no bloco cirúrgico. Uma estrutura nova, que já beneficia tantas pessoas. Agradecemos à equipe do Congresso por escolher nossa cidade”.

O local seguirá sendo utilizado, inicialmente, para procedimentos de baixa complexidade. O prefeito Diogo Siqueira ressaltou: “É um momento histórico, em uma estrutura que estamos ocupando aos poucos e que já recebeu os primeiros procedimentos cirúrgicos. Bento Gonçalves ganha um novo espaço de saúde”.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também