Hospital São Roque encerra Dia D com com 80 doações em Carlos Barbosa
Resultado da parceria entre o Hospital São Roque e a Prefeitura de Carlos Barbosa, a 1ª edição do Dia D de Doação de Sangue de Carlos Barbosa em 2022 incrementou 80 novas bolsas de sangue ao estoque do Hemocentro de Caxias do Sul. As coletas, que podem gerar até 320 bolsas de hemocomponentes, foram realizadas durante toda a quarta-feira, dia 14, na na instituição de saúde barbosense.
A primeira edição do evento desde 2019 teve como meta coletar 80 bolsas de sangue, mas prevendo possíveis faltas e inaptidões, foram agendados horários para 100 doadores. Ao todo, 20 pessoas não compareceram ou não puderam doar em função dos parâmetros de saúde exigidos para coleta.
“O hospital utiliza um número significativo de bolsas a cada mês. É muito importante fazer essa reposição. É a contribuição dos barbosenses para ajudar a construir um estoque seguro no Hemocentro”, avalia Luana Foiatto, enfermeira responsável pela Agência Transfusional do HSR. “É um bem que não tem tamanho. Somos eternamente gratos aos doadores que nos ajudaram a concluir esse objetivo”, completa.
O sucesso da iniciativa permite o planejamento de novas datas para realização de uma nova edição do Dia D em 2023. Assim que a data do evento for definida, iniciará o período de cadastramento.
“Nossa base é em Caxias do Sul e mensalmente vamos em outros municípios para aproximar o Hemocentro da comunidade atendida. Carlos Barbosa é muito engajado e isso é muito importante. Todos temos direito a receber sangue de qualidade e isso depende de todos nós. Por isso precisamos que entre um evento e outro as pessoas doem também na nossa sede”, descreve o assistente social do Hemocs, Rafael Moreira.
Para aqueles que não conseguiram efetuar a doação em Carlos Barbosa, a prefeitura já mobiliza um novo mutirão de doações, desta vez em Caxias do Sul, no dia 26 de novembro. as inscrições devem ser realizadas antecipadamente pelo telefone do Posto de Saúde do município: (54) 3461 8904.
Tacchini realiza evento para conscientizar sobre Dia Mundial da Sepse
Durante o dia 13 de setembro, o Tacchini Sistema de Saúde se juntou a diversas instituições de saúde em todo mundo para relembrar o Dia Mundial da Sepse. Na data, foi realizado um evento presencial, no auditório do Hospital Tacchini. Além disso, a ação pôde contar com a participação de profissionais de saúde das demais unidades, que estavam conectados online. Ao todo, cerca de 150 pessoas participaram das palestras.
Durante a atividade, a Comissão da Sepse buscou repassar detalhadamente as informações sobre o Protocolo de Sepse, já implantado no Hospital Tacchini. O protocolo busca aumentar a agilidade do atendimento a partir de uma série de medidas, incluindo a administração de medicamentos que garantam a manutenção da pressão sanguínea e os níveis de açúcar no sangue, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.
De janeiro a agosto, foram registrados 909 suspeitas e 133 casos confirmados de Sepse no Tacchini, dos quais 22% foram fatais. Os números são bastante positivos se comparados com os dados nacionais, que apontam morte em cerca de 50% dos desfechos de Sepse.
O que é Sepse?
Também conhecida como septicemia ou infecção generalizada, a sepse é uma condição que precisa ser tratada com cuidado, já que pode fazer com que o paciente seja levado ao óbito.
Quando o organismo passa por alguma infecção, causada por vírus e bactérias, por exemplo, o sistema imunológico gera uma resposta, que visa combater a multiplicação e a proliferação desse organismo. Por vezes, essa resposta pode ser excessiva e exagerada, fazendo com que essa inflamação seja transportada a outras regiões do corpo, podendo causar vários sintomas graves, como a falência múltipla dos órgãos.