Hospital Tacchini Bento ultrapassa 100 mil horas de anestesias com tecnologia pioneira da Anestech

Hospital Tacchini foi o primeiro do Brasil a adotar o sistema da Anestech, consolidando-se como referência em inovação na anestesiologia

Hospital Tacchini Bento ultrapassa 100 mil horas de anestesias com tecnologia pioneira da Anestech.
Mais de 100 mil horas de anestesias realizadas com tecnologia de ponta no Tacchini! Imagem: Assessoria de Comunicação Tacchini

O Hospital Tacchini Bento Gonçalves ultrapassou, no último mês, o marco de 100 mil horas de anestesias realizadas com a parceria da Anestech, plataforma inovadora que permite o registro, análise e acompanhamento digital de dados em tempo real durante o ato anestésico. A parceria com a instituição bento-gonçalvense e os médicos anestesistas foi a primeira firmada pela startup catarinense, que hoje está presente em mais de 1,2 mil instituições do Brasil e do exterior.

Em sete anos de parceria entre Tacchini e Anestech, foram registradas 82.000 anestesias até o final de maio deste ano. Além disso, o total de tempo anestésico monitorado ultrapassou as 100 mil horas, evidenciando o volume e a qualidade do serviço prestado ao longo dos últimos anos. Ou seja, cada anestesia dura, em média, pouco mais de 75 minutos.

O Tacchini foi o primeiro hospital do Brasil a contratar a solução desenvolvida pela Anestech, apostando em um serviço que representa uma inovação no cenário nacional. A startup desenvolveu um software que oferece suporte à tomada de decisão clínica, amplia a segurança do paciente e promove maior rastreabilidade e transparência em cada procedimento.

Segundo Diógenes Silva, CEO da Anestech, “uma das coisas mais desafiadoras para se fazer em saúde é sair de um método tradicional de trabalho para um modelo moderno, que amplia os horizontes e oferece novas maneiras de enxergar o cotidiano da assistência e da parte financeira em saúde. Fazer isso de forma espontânea, em uma fase precoce, é incrível. São os early adopters que ditam o mercado — e isso o Tacchini fez com maestria”.

Ainda de acordo com ele, o hospital é hoje uma referência nacional no uso da tecnologia em anestesiologia. “O Tacchini carrega um know-how fantástico e, por isso, é reconhecido, não só pela Anestech, mas pelo mercado em geral, como um dos hospitais mais pioneiros e de maior maturidade em adoção digital nesse campo. Está de parabéns.”

O Dr. José Laurindo, administrador da Clínica de Anestesiologia e Tratamento da Dor — que completa 50 anos de atuação em Bento Gonçalves — lembra que a escolha pelo sistema partiu da própria equipe médica e rapidamente foi aceita pela administração do hospital. “Há algum tempo estávamos atrás de um sistema digital que nos auxiliasse na agilidade e, ao mesmo tempo, eliminasse a necessidade do uso de papel. Quando a Anestech surgiu, solicitamos a aquisição para a administração do hospital e prontamente fomos atendidos.”

O médico destaca que a digitalização trouxe precisão, segurança e ganhos qualitativos. “O sistema nos dá agilidade na confecção do documento, uma precisão muito maior, à medida que ele é feito on time. Isso traz um ganho de qualidade e segurança da informação. Também permite ações como auditoria no consumo de anestésicos, por exemplo. Realmente revolucionou o mercado — centenas de hospitais adquiriram o mesmo sistema depois, e isso comprova que estávamos certos desde o início.”

Ao reunir os registros de cada um dos anestesistas, a Anestech também fornece métricas valiosas para análise de desempenho assistencial e econômico-financeiro, além de contribuir com estudos científicos e projetos de melhoria contínua no atendimento cirúrgico. A plataforma permite, ainda, uma comunicação mais eficiente entre as equipes médica, assistencial e administrativa.

De acordo com o Dr. Leonardo Camargo, anestesista e gestor médico do Centro Cirúrgico do Hospital Tacchini, a parceria é um exemplo de como a inovação pode ser incorporada à rotina hospitalar com impactos positivos concretos. “Tanto o hospital quanto a nossa equipe acreditaram no potencial da ferramenta lá em 2018, quando ainda era uma novidade no mercado. Sete anos depois, a solução continua sendo considerada inovadora. A simbiose entre o aplicativo, a instituição e os profissionais permitiu melhorar o atendimento aos pacientes e elevar o padrão de qualidade da anestesiologia no hospital.”

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