Hospital Tacchini é citado em publicações internacionais que são referência na área da saúde

Os estudos clínicos desenvolvidos pelos médicos investigadores Rogério Tregnago e Ricardo De Gasperi colocaram o nome do Hospital Tacchini em dois renomados jornais científicos internacionais. Ao mesmo tempo, agregaram novos conhecimentos à equipe, disponibilizando aos pacientes novas abordagens terapêuticas. Ficou evidenciado, ainda, o nível de excelência e a estrutura existente na instituição para que os estudos pudessem acontecer. Além deles, Luciano Villarinho contribuiu escrevendo um capítulo para o livro “Harrison – Princípios de Medicina Interna”.

Estudo Secure 

Proposto pelo Hospital do Coração de São Paulo, o Estudo Secure contou com a participação de 57 centros no país, incluindo o Hospital Tacchini. O mesmo teve por objetivo avaliar o efeito de uma “dose de ataque” da medicação Atorvastatina em pacientes com síndrome coronariana aguda, submetidos à intervenção coronária percutânea. O médico responsável pelo estudo no Hospital Tacchini, Ricardo De Gasperi, destaca a importância da participação da instituição no estudo. “Foi o maior estudo existente para avaliar esta estratégia, que embora evidenciando um resultado global negativo, mostrou uma diminuição de eventos cardiovasculares nos pacientes que foram submetidos à angioplastia com implante de stents”, conclui. Os primeiros resultados deste estudo foram apresentados no late-breaking clinical trial, do Congresso Americano de Cardiologia de 2018 e publicado simultaneamente no renomado Journal of the American Medical Association – JAMA.

Estudo UTI Visitas 

Idealizado pelo Hospital Moinhos de Vento, o estudo “UTI Visitas” avaliou se há benefício do ponto de vista clínico na visita ampliada de familiares de pacientes internados na UTI Adulto, no que diz respeito a delirium, diminuição da permanência na unidade e infecção. O trabalho foi proposto a um conjunto de 39 UTIs pelo país e no Hospital Tacchini, foi conduzido por Rogério Tregnago, responsável pela UTI Adulto. Os resultados finais devem ser divulgados em breve. Além do médico, o estudo teve ainda a participação da enfermeira gestora da unidade, Danieli Madruga de Souza e da médica intensivista, Carla Flores Braga, que atuaram como co-investigadoras. O delineamento metodológico deste estudo foi publicado no renomado jornal British Medical Journal.
Tanto o projeto UTI Visitas quanto o estudo Secure tiveram suporte metodológico e científico do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) e contaram com a participação da Analista de Pesquisa Samanta da Costa e coordenação de Juliana Giacomazzi.

Neurorradiologia 

Realizando especialização em neurorradiologia na Universidade do Mississippi desde julho de 2017, o médico radiologista Luciano Villarinho é outro profissional do Hospital Tacchini que levou o nome da Instituição para ser divulgado em publicações internacionais. No “Harrison Princípios de Medicina Interna”, Villarinho contribuiu em um dos capítulos, ilustrando as alterações nos exames de imagem, uma vez que a edição trouxe um atlas de neurorradiologia, que demonstra as alterações radiológicas das principais doenças neurológicas, descrevendo as alterações em exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Ele explica que os estudantes de medicina e os médicos residentes de todo o mundo terão acesso a esse conhecimento sobre os exames de imagem em neurologia e neurorradiologia. Trata-se de um dos livros-texto de medicina mais famosos do mundo, sendo utilizado em todas as faculdades de medicina como base para a prática médica. A primeira edição foi em 1950, sendo que a vigésima edição foi lançada em agosto. Ao longo destes anos, pouquíssimos médicos brasileiros tiveram a honra de serem selecionados colaborar com a publicação e nesta edição há apenas dois médicos que atuam no Brasil. Este livro, que tem mais de 2.700 páginas, abrange todas as áreas da medicina, como cardiologia, infectologia, nefrologia, entre outras.