Hospital Tacchini recebeu indicação de emenda parlamentar da deputada federal Denise Pessôa

Hospital Tacchini recebe indicação de emenda de custeio de R$ 200 mil da deputada federal Denise Pessôa

Hospital Tacchini recebeu indicação de emenda parlamentar da deputada federal Denise Pessôa.
Deputada federal Denise Pessôa (ao centro) esteve no Hospital Tacchini na última sexta-feira (19). Foto: Alexandre Brusa/Assessoria de Comunicação Tacchini

Na tarde da última sexta-feira (19), o Hospital Tacchini Bento Gonçalves recebeu uma indicação de emenda de custeio no valor de R$ 200 mil, destinada pela deputada federal Denise Pessôa (PT). A emenda será direcionada ao apoio contínuo das atividades da instituição ligadas ao SUS. No último ano, mais de 67% dos atendimentos do hospital foram públicos.

A visita que marcou a entrega oficial da indicação foi realizada pela própria parlamentar e por alguns de seus assessores. Na oportunidade, eles conheceram a estrutura do Instituto de Câncer do Hospital Tacchini, que é referência para pacientes do SUS de 22 municípios da região.

Além disso, também visitaram o espaço da Univates localizado no Mall do Hospital do Tacchimed. A universidade ainda aguarda a liberação federal para inaugurar o primeiro curso de Medicina de Bento Gonçalves.

As emendas de custeio são recursos públicos destinados a custear despesas de funcionamento de instituições e serviços públicos, como hospitais, escolas e outras entidades que atendem à população. Esses recursos não são voltados para investimentos em infraestrutura ou compra de equipamentos, mas sim para garantir o funcionamento contínuo e a manutenção dos serviços essenciais, como salários de funcionários, compra de insumos e despesas operacionais.

“As emendas de custeio desempenham um papel crucial no dia a dia do hospital, permitindo que os serviços de saúde continuem a ser oferecidos com qualidade e eficiência à população, apesar da defasagem do valor da tabela SUS“, descreveu o gerente de Relações Institucionais do Hospital Tacchini, Humberto Godoy.

O caminho até o recurso

Embora a emenda tenha sido indicada pela deputada, há um longo caminho até que o valor esteja disponível no caixa do hospital. Após a indicação, a emenda precisa passar por uma série de trâmites burocráticos, incluindo a análise e aprovação pela Comissão de Orçamento e Finanças, além de uma série de formalidades no âmbito da gestão pública federal. Somente depois de todas as etapas cumpridas o valor pode ser efetivamente liberado para uso pelo hospital, o que pode levar alguns meses.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também