Hospital Tacchini ultrapassa 1 milhão de refeições servidas em 2024

A marca impressionante de 1 milhão de refeições abrange cafés da manhã, almoços, lanches da tarde e jantares destinados a funcionários, pacientes e acompanhantes

Hospital Tacchini ultrapassa 1 milhão de refeições servidas em 2024.
Foto: Alexandre Brusa/Tacchini

Em outubro, o Hospital Tacchini ultrapassou a marca de 1 milhão de refeições servidas ao longo de 2024. A contagem abrange cafés da manhã, almoços, lanches da tarde e jantares destinados a funcionários, pacientes e acompanhantes.

Funcionamento do setor de Nutrição

O setor de Nutrição Hospitalar do Tacchini funciona ininterruptamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A equipe responsável enfrenta o desafio diário de atender às necessidades alimentares específicas de cada paciente, garantindo que restrições de dieta e orientações médicas sejam seguidas à risca, sem comprometer a qualidade e o sabor das refeições.

Trabalho de equipe

Por trás dos números, está o trabalho de cozinheiras, copeiras e da chef Miriam Silva de Almeida, que comanda uma equipe de mais de 30 profissionais na cozinha do Tacchini. De acordo com Danusia Puntel Capoani, coordenadora de Nutrição do hospital, a atenção aos detalhes é fundamental para que o momento da alimentação se torne parte do processo de recuperação e bem-estar dos pacientes.

“A refeição deve ser percebida pelo paciente como um momento positivo. Então, sabor e apresentação são fundamentais e fazem toda a diferença na aceitação da dieta, independentemente do cardápio prescrito. Esse é o grande desafio para o qual a equipe de Nutrição e de Gastronomia deve estar integrada. Há toda uma organização do serviço, onde as nutricionistas avaliam o paciente e ajustam a dieta, sempre com o objetivo de respeitar os hábitos alimentares. A produção executa e as auxiliares de nutrição entregam”, descreve Danusia.

Comunicação e melhoria contínua

Para garantir a qualidade e aprimorar constantemente o serviço, o hospital incentiva que dúvidas, sugestões de melhoria e elogios sejam encaminhados às equipes de nutrição durante as rotinas de visitação dos leitos, fortalecendo a comunicação e o cuidado integral com o paciente.

Você pode gostar também