Hotéis de Bento estão com 100% de ocupação neste sábado

A Serra Gaúcha foi o destino escolhido por muitos casais de todo o Brasil para comemorarem o Dia dos Namorados. Prova disso é que em Bento Gonçalves não há quartos disponíveis neste sábado, 12/06, em hotéis, pousadas e, inclusive, no Airbnb, plataforma de hospedagem utilizada em todo o mundo. 

Os empreendimentos têm permissão de atender até 75% de sua capacidade, de acordo com o decreto de prevenção da Covid-19.  Além disso, uma série de protocolos deve ser seguida pelos estabelecimentos, como distanciamento em ambientes de uso coletivo, uso de máscara, álcool em gel nos cômodos, medição de temperatura, entre outros. Alguns locais ainda oferecem serviços para evitar aglomerações, como horário marcado no café da manhã ou alimentação servida nos quartos.

De acordo com o secretário de Turismo de Bento, Rodrigo Parisotto, a alta procura por Bento se deve aos protocolos adotados pelo município em torno da pandemia. Segundo ele, a cidade tem sido procurada, inclusive, por representantes de todo o país como exemplo de adoção de medidas que favorecem o setor turístico. “Bento tem sido exemplo na vacinação, na rápida reestruturação de atendimento e ações de conscientização, tudo isso favorece um circular mais seguro. A data do Dia dos Namorados tem permitido alcançar patamares elevados de ocupação nos hotéis e pontualmente irá favorecer a questão econômica, porém é apenas um dia”, pontua o secretário, que reitera que os estabelecimentos ainda passam por inúmeras dificuldades financeiras, por conta das restrições dos últimos meses. 


 

A diretora-executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (SEGH), Márcia Ferronato, comenta que a retomada está sendo lenta e gradual. “O setor vem administrando a incerteza, informações desencontradas, novas ondas, protocolos e decretos, o medo de ser contaminado, de falir, o rótulo de ser responsável pelo contágio. Isso é desumano. Temos ciência que a pandemia não acabou e que a superação depende do comportamento e cuidados de cada indivíduo”, destaca.

Segundo Márcia, as empresas adotaram protocolos, selos e ainda orientam equipes e clientes. “Neste momento, a hotelaria pode atender com até 75% da sua capacidade. A procura em determinadas datas cria certa esperança ao setor, mas com esta sazonalidade, valor de diárias bem abaixo do praticado antes da pandemia, ainda há um longo caminho a percorrer para se falar em equilíbrio”, destaca. “A vacinação trouxe perspectiva, mas sabemos que os cuidados permanecem”. 

A diretora ainda destaca algumas recomendações: “adote o hábito de fazer reserva nos estabelecimentos; respeite as regras; se o local estiver lotado, procure outro espaço, mesmo que seja o seu preferido; evite filas; use máscara e álcool em gel. Ajude e apoie a retomada dos negócios do turismo, gastronomia e hotelaria, de forma segura”, completa.