Hugo Motta é o novo presidente da Câmara dos Deputados
Como presidente da Câmara, Hugo Motta define a pauta das votações do plenário e, aos 35 anos, já pode presidir a República por ser o segundo na linha sucessória, atrás apenas do vice Alckmin
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) assumiu neste sábado (1º) a Presidência da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026. Ele venceu em primeiro turno, com 444 votos, superando Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obteve 32 votos, e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que teve 22. Outros dois votos foram em branco. Hugo Motta assume o posto de Arthur Lira (PP-AL) no comando da presidência da Câmara.
Com apoio de um bloco formado por 17 partidos e 494 deputados, Motta garantiu a maioria absoluta e evitou um segundo turno. O bloco incluiu PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD.
Aos 35 anos, Motta se tornou o presidente mais jovem da Câmara no período pós-redemocratização. Ele iniciou sua trajetória política cedo e cumpre seu quarto mandato como deputado federal. Em 2022, foi o mais votado da Paraíba, com 158.171 votos.
O mandato de Motta vai até fevereiro de 2027, quando a mesa diretora será renovada. Como presidente da Câmara, ele define a pauta de votações do plenário e supervisiona os trabalhos da Casa, incluindo as comissões temáticas. Além disso, por ser o segundo na linha sucessória, atrás apenas do vice-presidente Geraldo Alckmin, pode assumir a Presidência da República em caso de vacância.