Ibravin lança a campanha “Beba com Descontração”
Apresentar o vinho de uma forma descomplicada, mostrando novas situações de consumo, com a preferência de compra pelos rótulos brasileiros. Este é o principal objetivo da nova campanha promocional lançada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para o período de final de ano. Tendo como mote o slogan “Beba com Descontração”, ela será veiculada até o dia 11 de dezembro. O investimento de R$ 1 milhão tem origem no Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicutura (Fundovitis), com aporte de R$ 700 mil do orçamento do Ibravin e complementação de R$ 300 mil da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa/RS).
O mote das peças promocionais valoriza a alegria, a criatividade e a forma descomplicada de viver e se divertir dos brasileiros, relacionando estas características ao perfil dos vinhos aqui elaborados. “Beber com descontração, é o que o brasileiro sabe fazer, por isso o convite para beber os vinhos do Brasil, com descontração”, resume o director executivo do Ibravin, Carlos R. Paviani. A campanha, desenvolvida pela agência Escala, de Porto Alegre, envolverá comerciais em horários nobre da televisão e spots em rádios com abrangência no Rio Grande do Sul, além de banners na internet.
“Estamos desenvolvendo esta ação no Rio Grande do Sul como um piloto, que é o estado que tem o maior consumo per capita e onde temos o maior mercado para as vinícolas gaúchas. Temos que ser bons em nosso próprio território, para alcançar com maior facilidade, o mercado do Brasil e do mundo”, explica Paviani. O executivo acrescenta que a campanha deve seguir no ano que vem, abrangendo peças com outras situações, com possibilidade de ampliação em outras praças além do Estado.
Contexto de mercado
O último trimestre do ano concentra um terço das vendas totais do ano do setor. No caso dos espumantes, este volume corresponde a 54%. Já a comercialização de vinhos finos representa 27% do faturamento anual e, nos vinhos de mesa, 31%. De janeiro a outubro deste ano, a comercialização total de vinhos brasileiros foi de 199,8 milhões de litros, representando uma alta de 3,69% sobre o mesmo período do ano passado.
Observando isoladamente as categorias, o destaque fica com os vinhos finos, que ampliaram as vendas em 7,08%. Os espumantes também inflaram o desempenho comercial em 6,60% e, os vinhos de mesa, cresceram 3,55% com melhor resultado no segmento de engarrafados.
O conceito da campanha foi apresentado em primeira mão para um grupo de 32 empresários e dirigentes supermercadistas participantes da missão comercial “Conhecendo os Vinhos do Brasil”. A ação foi realizada em outubro, pelo Ibravin, representantes de seis estados do país. A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) também fez uma ação de sensibilização com os supermercadistas do estado para o período de final de ano. “Esta é uma ação de mídia conectada com o varejo, pois visa estimular o consumidor a optar por rótulo brasileiro quando for às compra”, informa o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. No Brasil, de cada quatro garrafas de vinho vendidas, três são em supermercados”, complementa.
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