Idosa morre após dificuldades com atendimento

Uma mulher de 83 anos morreu no dia 13 de janeiro após enfrentar dificuldades para obter atendimento de emergência em Bento Gonçalves, segundo familiares. Após passar mal em casa, ela não conseguiu socorro de ambulâncias de seu plano de saúde, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros. “Ela começou a passar mal, respirava fundo e estava ficando com as unhas e joelhos roxos e passou a suar e vomitar”, relata uma familiar que prefere não se identificar.

Inicialmente a família ligou para o plano de saúde da idosa e recebeu a informação de que a ambulância estava em atendimento em outra cidade e que demoraria a retornar. A orientação foi de que acionasse o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), através do 192. Foram feitos telefonemas para o Samu, cujo atendimento inicial de ligações de Bento Gonçalves acontece em uma central em Porto Alegre, mas o telefone, segundo a família, estava sempre ocupado. A próxima tentativa foi para o Corpo de Bombeiros: a informação era de que a corporação não realizava o transporte e não possuía ambulância adequada para fazer o atendimento. A família tentou novamente acionar o Samu, sem sucesso. A ligação seguinte foi para a ambulância da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que informou que a paciente seria atendida. Enquanto isso, um familiar conseguiu contato com o plano de saúde e a ambulância foi deslocada. Já era tarde, porém: a idosa não resistiu e acabou falecendo.

Durante as ligações passaram-se cerca de 40 minutos. “Quero alertar para que não aconteça mais isso na cidade e que nenhuma família tenha que passar pelo que enfrentamos”, desabafa uma familiar da idosa. Segundo o atestado de óbito da idosa, ela faleceu de morte natural. Ela sofria de problemas cardíacos, pressão alta, Alzheimer, demência e havia se curado, há pouco tempo, de uma pneumonia. Um registro de ocorrência foi feito na Delegacia de Polícia na última semana relatando a morte.


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