Idosos: exercício físico garante qualidade de vida

O aumento da população com mais de 60 anos é uma realidade mundial, no entanto, isso não é sinônimo de qualidade de vida. De acordo com a profissional de educação física da Conceito Saúde Academia, Rachel Pietrobon, uma das consequências do envelhecimento é a maior vulnerabilidade, que pode resultar na incidência de processos patológicos. Doenças crônicas e degenerativas, problemas cardiovasculares e físicos, distúrbios emocionais e psicológicos dificultam a realização de atividades simples do dia a dia e trazem sofrimento para muitos idosos. “As pessoas chegam à terceira idade com muitas debilidades porque não se cuidam como deveriam. Os principais fatores são a alimentação desequilibrada, o sedentarismo, fumo, bebida em excesso e sobrepeso”, explica.

Cada vez mais, estudos na área do envelhecimento indicam que um estilo de vida ativo e saudável é fundamental para prolongar e aumentar a capacidade de trabalho, possibilitando uma rotina normal e independente nessa fase do ciclo vital. “A capacidade funcional é um indicador da qualidade de vida e o exercício físico apresenta-se como um meio de proteção dessas capacidades”, garante a profissional. 

Hoje, a prática de exercícios na terceira idade deve contemplar o desenvolvimento de todas as capacidades físicas do corpo. “Atividades de força são tão benéficas e importantes quanto a caminhada e o alongamento. A perda de massa muscular e óssea é uma alteração biológica do processo de envelhecimento, denominada sarcopenia, acomete o sistema musculoesquelético e é um dos maiores declínios relacionados à idade”, ressalta Rachel. A profissional também alerta que a falta de exercícios pode resultar na deterioração da função física, prejudicando habilidades simples como levantar de uma cadeira, subir degraus, acelerar o passo e manter o equilíbrio.

Embora a sarcopenia não seja revertida, a melhor estratégia para minimizar seus efeitos é a prática regular de exercícios físicos, principalmente os resistidos (com a utilização de cargas: peso corporal, pesos livres, elásticos e aparelhos), como a musculação. “Esse tipo de atividade apresenta-se como estímulo eficaz no ganho de massa muscular e ossos mais fortes e resistentes por oferecer considerável sobrecarga tensional, além de contribuir com a melhora de outras capacidades físicas, como potência, resistência, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio. Além disso, quando associados aos exercícios aeróbios, aumentam a capacidade cardiopulmonar e auxiliam na redução de gordura total”, aconselha Rachel. 

No entanto, vale ressaltar a importância da orientação de educadores físicos durante a prática de exercícios. A Conceito Saúde Academia conta com profissionais qualificados e uma infraestrutura adequada, além de atender um número limitado de alunos por horário, possibilitando o acompanhamento individual.

Conceito Saúde Academia
Rua Fiorelo Bertuol, 528, bairro Progresso
Bento Gonçalves
Contato: (54) 9612 8078
www.facebook.com/ConceitoSaudeAcademia


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.