IFRS Bento promove atividade sobre figuras femininas da História com o Projeto Bombeiro Mirim

A atividade teve como objetivo apresentar aos jovens bombeiros mirins personagens femininas que se destacaram em diversas áreas do conhecimento

IFRS Bento promove atividade sobre figuras femininas da História com o Projeto Bombeiro Mirim
Fotos: IFRS Bento

No dia 11 de outubro de 2024, o Núcleo Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas (NIEPECH), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Bento Gonçalves, realizou uma atividade voltada para os integrantes do Projeto Bombeiro Mirim, do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). A ação foi fundamentada na Lei nº 14.986, de 25 de setembro de 2024, que destaca a importância de abordar as contribuições das figuras femininas na História.

A atividade, coordenada pelas professoras Letícia Schneider Ferreira e Carina Balzan, teve como objetivo apresentar aos jovens bombeiros mirins personagens femininas que se destacaram em diversas áreas do conhecimento.

Os participantes foram divididos em grupos e cada um recebeu o nome de uma personagem histórica. Após a leitura sobre a vida e realizações da personagem sorteada, os grupos produziram cartazes com as principais características, que foram apresentados ao restante dos participantes.

IFRS Bento promove atividade sobre figuras femininas da História com o Projeto Bombeiro Mirim

A iniciativa permitiu que os jovens conhecessem mulheres pioneiras em campos como literatura, matemática, esportes e outras esferas do saber, muitas das quais tiveram suas contribuições silenciadas pela história.

A atividade também contou com o apoio do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NEPGS) de Bento Gonçalves, que colaborou na elaboração da ação e no empréstimo de materiais, e está embasada na Lei nº 14.986, de 25 de setembro de 2024, que afirma a necessidade de abordar a importância das figuras femininas na História.

Segundo o IFRS, a ação foi um passo importante para o reconhecimento e valorização do papel das mulheres na história, reforçando a necessidade de trazer à luz as trajetórias de figuras femininas que marcaram diferentes épocas.