IFRS divulga resultado da primeira chamada do processo seletivo para cursos superiores

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) divulgou, nesta terça-feira, dia 29, os resultados da primeira chamada do processo seletivo de estudantes para cursos superiores da instituição. As listas e os calendários de matrículas de cada campus podem ser conferidos no Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br).

O IFRS ofereceu 795 vagas em cursos superiores para as provas próprias e mais 804 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do governo federal, para ingresso no primeiro semestre de 2016. Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e não zeraram a redação poderão participar da seleção, que receberá inscrições em breve, conforme calendário a ser divulgado pelo Ministério da Educação. As vagas serão para os campi de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Sertão e Vacaria.

A relação dos documentos necessários e todas as orientações para as matrículas dos aprovados constam do Manual do Candidato, publicado no Portal de Ingresso. Para aprovados via reserva de vagas, há documentos adicionais. É importante que o candidato observe a forma de acesso pela qual foi classificado, a ser informada no boletim de desempenho, que também será disponibilizado no Portal de ingresso.

No ato da matrícula, o candidato poderá ser representado pelos pais, desde que devidamente identificados. Se o aprovado for menor de idade, obrigatoriamente, deverá ser representado por um responsável. No caso de a matrícula ser feita por terceiros, é preciso apresentar instrumento particular de procuração simples do candidato (se este for maior de idade) ou do seu responsável (se o aprovado for menor de idade), conforme Anexo V do Manual do Candidato.

O candidato que não comparecer para a matrícula na data e horário fixados ou não apresentar toda a documentação exigida perderá o direito à vaga. As vagas não preenchidas serão ocupadas pelos próximos classificados.

(Foto: Divulgação)