IFRS oferece vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos para o primeiro semestre
Há opções em todos os campi; no Campus Bento Gonçalves há vagas para o cursos de Licenciatura e de Tecnólogo
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) abriu inscrições para 1.344 vagas não preenchidas.
Há opções em todos os campi. No Campus Bento Gonçalves há vagas para os seguintes cursos:
- Licenciatura em Física (29 vagas);
- Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (17 vagas);
- Licenciatura em Matemática (27 vagas);
- Tecnologia em Alimentos (18 vagas);
- Tecnologia em Horticultura (15 vagas);
- Tecnologia em Logística (10 vagas).
A lista de todos os cursos ofertados e mais informações podem ser conferidas no edital, que também trás os detalhes desse processo de seleção.
Ele pode ser acessado no site de ingresso, em “últimas publicações”.
A ocupação das vagas será por ordem de inscrição e para realizá-la o candidato precisará enviar, pelo sistema eletrônico, a documentação necessária (que está informada no edital, é possível fazer uma foto ou digitalizar em pdf). Não será cobrada taxa de inscrição.
Confira os cursos com vagas disponíveis no edital.
Sobre a inscrição
As inscrições podem ser realizadas até às 23h59 do dia 13 de fevereiro de 2025, exclusivamente via internet, pelo botão de inscrições do site ingresso.ifrs.edu.br.
O candidato poderá se inscrever em apenas um dos cursos ofertados.
É necessário o login e a senha de acesso à conta do gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos. Caso ainda não tenha cadastro no portal, o interessado precisa criar a conta (clique para saber como criar conta no site Gov.br).
Para se inscrever a uma vaga de curso superior de graduação, o candidato deverá:
- Já ter realizado exame de seleção para curso superior de graduação do IFRS (prova do IFRS). Pode ter sido qualquer um a contar do Processo Seletivo 2019/1 e não ter sido classificado como “eliminado”; ou
- Ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2015 e não ter obtido nota zero em nenhuma das provas, inclusive a redação (não serão consideradas notas do Enem realizado como treineiros).
O IFRS esclarece que as notas (da prova própria do IFRS ou do Enem) não serão utilizadas para fins de classificação. A classificação será por ordem de inscrição no sistema do IFRS.
Acesse aqui o cronograma completo deste processo seletivo.