Ildoino Pauletto será homenageado pela Câmara

O empresário e líder comunitário de destaque Ildoino Pauletto será homenageado pela Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves com o título de Cidadão Bento-gonçalvense. A cerimônia de entrega será realizada nesta sexta-feira, dia 18, no plenário da casa legislativa, às 18h. Morador do município desde março de 1974, Pauletto tem longo histórico de atuação em algumas das mais representativas entidades locais e é responsável pela fundação e desenvolvimento de várias empresas nos setores imobiliário e de relojoaria.

Natural do Município de David Canabarro e oriundo de uma família com 14 irmãos, iniciou seus estudos no Seminário dos Missionários da Sagrada Família em Santo Ângelo, onde cursou o primeiro e o Segundo Grau, passando após a cursar o Clássico Cientifico em Rio Pardo e Filosofia em Passo Fundo. Em 1969 resolveu deixar o Seminário e e se transferir para Porto Alegre onde cursaria o preparatório no vestibular Mauá, com o objetivo de prestar vestibular para Medicina.

Porém, pouco tempo depois a necessidade de trabalhar para manter seus estudos e despesas pessoais levou Pauletto para um caminho em direção ao empreendedorismo que não teria mais volta. Iniciou sua vida profissional como relojoeiro em uma joalheria no centro de Porto Alegre, onde ficou por dois anos. Descobrindo sua vocação comercial abriu em seguida seu próprio negócio, a tradicional casa de ótica e Joalheria Stylus, mantida na capital gaúcha até o ano de 1974.

Foi em janeiro deste mesmo ano que ele decidiu se desfazer do negócio para mudar-se, dois meses depois, para Bento Gonçalves, cidade que já conhecia bem e onde tinha raízes familiares. Nascia outro ícone do comércio gaúcho, a Ótica Pupila, que pouco tempo mais tarde viria a incorporar a Tradicional Ghelen Jóias e a Ótica Heval. As aquisições de outros negócios levaram ao crescimento da empresa, que espalhou sua atuação por municípios como Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha e Caxias do Sul.

Em 1976 Pauletto se casou com Eliane Frare, natural de Bento Gonçalves, com quem teve as filhas Andressa, que atua como Médica, e Marcelle, formada em administração de empresa e que trabalha atualmente nos negócios da família no setor imobiliário, onde Pauletto possui a Urbserra Empreendimentos Imobiliários, empresa que atua na incorporações de edifícios e loteamentos, além de locação e venda, possuindo negócios em vários municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Vida comunitária

Ildoino Pauletto iniciou sua vida comunitária como Diretor Social do Clube Aliança, de Bento Gonçalves, em 1977, assumindo a presidência no ano seguinte. Também em 1978 ingressou no no Rotary Clube, entidade que também presidiu e da qual é integrante até hoje. Pauletto foi presidente da APAE local, em período em que ocorreu expansão física e foram criadas as oficinas abrigadas e a fábrica de porta retratos.

Em 1988 foi eleito presidente da CDL Bento Gonçalves. Durante sua gestão foi criada a campanha Compra da Sorte. Pouco depois assumiu a presidência do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), no período em que tinha início a primeira edição da ExpoBento e era criada a Proamb. Durante sua gestão tiveram início os trabalhos de uma comissão que viabilizou o desenvolvimento do Ensino Superior na cidade. Foi presidente da Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (Fervi), firmando contrato de comodato com a UCS, que resultaram na criação de um campus universitário, na época com 650 e hoje com 5 mil alunos.

O empresário ainda presidiu o Sindilojas por duas gestões (1995 a 1997 e 2000 a 2003) triplicando o número de associados, inovando o sistema de reuniões e incentivando a participação ativa dos diretores. Sua gestão adquiriu a sede própria do Sindicato com amplas e modernas instalações, criou as Câmaras Setoriais, Sindilojas Jovem e Mirim. Os projetos foram, posteriormente, difundidos em todo o Estado através do Sistema Fecomércio.

Foi coordenador da Fiergs e vice-presidente da Fecomércio Regional Nordeste durante cinco anos, coordenando os Sindicatos dos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Lagoa Vermelha, Nova Prata e Vacaria. Sob sua coordenação foi implantado o Planejamento Estratégico da regional, sendo a única a realizar e executar o processo o que a tornou referência estadual como a regional mais ativa do sistema.

Sua atuação junto ao sistema Fecomércio foi fundamental para a ampliação da área do Senac Bento Gonçalves, que informação, comunicação, saúde, gestão de negócios, hospitalidade e lazer com foco em gastronomia e turismo. Também teve atuação decisiva na construção da sede própria do Sesc do município.

Recentemente, Pauletto ainda representou o governo do Estado no Conselho Diretor da FUCS, participando ativamente na alteração do estatuto para o ingresso de um membro da Fervi.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa