Importância dos contos no desenvolvimento infantil
“Histórias que educam” é fruto de uma parceria entre Taiana Vanessa Rossi, especialista em inclusão, psicomotricidade e psicopedagogia, e Alexandre Corso, filósofo e teólogo, e reúne 20 contos de diversas culturas como a árabe, a muçulmana, a italiana, a indiana e a portuguesa. O livro procura aguçar o gosto pela literatura infantil e repassar valores sociais e culturais. Além de auxiliar na interação entre professores e pais com as crianças – já que cada história conta com o indicativo da temática e tópicos para reflexão –, o material pode ser usado para desenvolver uma conversa e estimular a capacidade de pensar e a empatia.
“Esperamos que esse livro possa servir como uma ferramenta para que se faça a mediação dos saberes culturalmente registrados nos contos e a construção de valores na infância”, comentam os escritores que, além do conteúdo, dedicaram atenção especial à parte estética da obra, solicitando os desenhos à empresa Dai Caricaturas e Ilustrações.
Os temas abrangem princípios como solidariedade, amizade, tolerância e generosidade. As narrativas cheias de simbolismo levam os pequenos a assimilar situações, refletir fatos e fazer considerações que ajudem a criar a consciência social e ética. Quanto à escolha das histórias, os autores afirmam: “Fomos reduzindo até chegar a 20, mas mesmo assim ficou muita coisa interessante fora desse projeto, o que abre margem para outras edições.” O livro foi lançado no último dia 14, durante uma palestra que abordou questões de construção de valores implícitos em contos de diversas culturas.
Livro: Histórias que educam
Autores: Taiana Vanessa Rossi e Alexandre Corso
Editora: LEW
Arte: Dai Caricaturas e Ilustrações
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.