Inauguração de nova ponte entre Caxias e Nova Petrópolis deve ocorrer em dezembro
A antiga estrutura foi danificada pelo Rio Caí em maio, durante as enchentes; o custo é de R$ 31 milhões
A nova ponte na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, deve ser inaugurada neste mês, segundo informação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
“O DNIT informa que a obra está 90% concluída e a liberação do trânsito está prevista para este mês”, disse a autarquia em nota ao SERRANOSSA.
A antiga estrutura foi danificada pelo Rio Caí em maio, durante as enchentes. Um pilar foi destruído e a pista cedeu, obrigando a demolição da estrutura, em junho.
Confira:
“A ponte antiga tinha 142 metros de extensão, a nova estrutura que está em fase de implantação possui 180,50 metros de comprimento, dividido em 4 vãos de comprimento igual a 30,20 metros e dois vãos de 29,85 metros”, explica o DNIT.
A largura total da obra é de 13 metros, sendo uma pista com duas faixas de 3,60 metros cada, dois acostamentos de 2,50 metros e duas barreiras de 0,40 cm. A nova estrutura proposta possui uma altura de 1,50 metro maior que a antiga. A nova ponte é classe 45 (NBR7188/2024), limite de 45 toneladas.
Confira a demolição:
“Nesses meses de trabalho, certamente, o grande desafio foi o prazo curto para a execução. A empresa contratada trabalhou em dois turnos e nos finais de semana. Podemos afirmar que trabalhou 24 horas sem parar, todos os dias, para entregar a obra em tempo recorde”, informou o DNIT.
O investimento na obra é de R$ 31 milhões.
Ao assinar a ordem de início das obras, o ministro dos Transportes, Renan Filho, chegou afirmar que a construção da ponte aconteceria em tempo recorde, representando a reconstrução do Rio Grande do Sul.