Inaugurada ampliação da biblioteca

Foi inaugurada na tarde de quinta-feira, dia 30, a ampliação da biblioteca do Presídio Estadual de Bento Gonçalves (PEBG). Diversas autoridades locais participaram da solenidade. A casa prisional foi contemplada com recursos federais, através do projeto Pontos de Leitura. O valor, destinado a investimentos em estrutura e aumento do acervo, foi de R$ 20 mil. A iniciativa foi do Conselho da Comunidade, com o apoio dos apenados, agentes penitenciários e professores. que marcou a

De acordo com a diretora do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos – Cultura Popular (Neeja-PC), que funciona dentro da casa prisional de Bento Gonçalves, Isabel Maria Longhi Kunzler, o projeto é uma forma de ressocialização. “Uma forma de eles viajarem para um mundo que não conhecem”, diz. São 4 mil obras a disposição dos apenados.

A intenção é que a utilização da biblioteca seja estendida também a familiares e visitantes dos apenados. “Reeducamos através da leitura. Ao lerem, os presos adquirem mais conhecimento. A maioria deles não teve oportunidade de estudar na idade certa e não possui profissão, mas aqui dentro eles voltam a ter conhecimento e trabalho”, salienta a diretora.

O projeto Pontos de Leitura faz parte do Programa Mais Cultura, do Minc, que visa desenvolver atividades para o fortalecimento, estímulo e incentivo à leitura em diversos locais, como presídios, associações comunitárias, entre outros. 

Reportagem: Jonathan Zanotto

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
VER MAIS NOTÍCIAS