Inauguradas novas instalações da Escola de Ensino Fundamental Especial Caminhos do Aprender
Nesta sexta-feira, 25/11, a prefeitura de Bento Gonçalves inaugurou as novas instalações da Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Caminhos do Aprender, no bairro Planalto, que atende alunos surdos no período da manhã e estudantes com Transtorno do Espectro Autista à tarde.
A estrutura física da escola possui 8 salas de aula, sala de atividades de vida diária, banheiros, cozinha, refeitório, depósitos, biblioteca, área administrativa e de serviços.
A diretora da escola, Fabiane Gasparetto, comemorou a conquista da comunidade escolar. “Destaco a palavra: alegria. Alegria de estarmos juntos, de receber este prédio tão lindo que oportunizará um trabalho que com certeza será de excelência para os alunos surdos e autistas. Um espaço que todo aluno possa criar suas possibilidades, suas escolhas. Na escola eles serão estimulados na parte social, emocional, física e intelectual. Temos nas mãos nossos sonhos, dos nossos alunos e muitas vezes de suas famílias. Estaremos com vontade, compromisso e competência buscando resultados positivos com toda equipe”, destacou.
A escola foi criada, em 2008, visando atender, de forma individualizada, alunos diagnosticados com autismo, promovendo o desenvolvimento integral do aluno, complementando a ação da família e da comunidade. A partir de 2016, a educação de Bento Gonçalves deu um novo passo em direção a uma educação voltada à diversidade com a classe de surdos.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, ressalta o trabalho realizado pela instituição. “Hoje precisamos agradecer todos que fizeram esse dia acontecer. Temos um prédio adaptado, uma escola nova e mil possibilidades para atender os alunos. Temos um espaço de respeito as suas individualidades. Um momento inspirador e para agradecer. Não é somente um espaço físico, mas pensado, ano após ano, com amor e alegria. Essa escola já é especial, pelo trabalho que já realiza”, afirmou.
Os alunos apresentaram, em libras, a música Trem Bala com as professoras Andreia Abreu Leal e Elisa Ariotti, poema de Mario Quintana – Deficiências e o Hino Nacional.
Para o Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, o processo envolve educação e assistência social. “É um projeto que ampliará o trabalho realizado para os alunos. Aqui teremos um local fantástico, de primeiro mundo. Porém, o mais importante são as pessoas que estarão aqui dentro. Faremos a inserção de todos na comunidade. Acredito que a função primordial do setor público é trabalhar para que os que mais precisam tenham nosso olhar. E assim, consigamos atender a todos”, disse.
Fotos: José M. Esefanon