Incertezas reforçam sentido da mobilização
Por mais que sempre reforcem as esperanças por melhorias nas estradas que cortam a Serra Gaúcha, as recentes promessas do governo do Estado têm desencadeado outra reação das comunidades regionais. A mais significativa parece ser os incansáveis pedidos pela criação e, principalmente, cumprimento de projetos estruturais considerados vitais para que o desenvolvimento de uma das maiores regiões produtoras do Rio Grande do Sul.
Nesta semana, um novo episódio dessa mobilização ganha corpo. Liderado pela Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICs Serra), um manifesto que ocorre nesta sexta-feira, 17, em cinco pontos simultâneos deve, mais uma vez, chamar a atenção do Poder Executivo gaúcho para o descaso com rodovias serranas. A ação, que não prevê o bloqueio de tráfego em nenhum dos locais (veja abaixo), terá início a partir das 17h.
Um exemplo dos problemas de planejamento que têm preocupado – e irritado – lideranças da região, e que está na pauta do protesto, é o entroncamento da RSC-470 com a RSC-453, conhecido como “Trevo da Telasul”. Durante a visita a Bento Gonçalves do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, na última terça-feira, 14, a CICs Serra entregou o projeto para instalação de uma nova rotatória no trecho. A solicitação havia partido do próprio governo do Estado, que alegou não ter condições de construir um viaduto no local.
Na mesma reunião, entretanto, os representantes do Piratini apresentaram um esboço para a implantação da elevada na área e indicaram a possibilidade de ter um projeto detalhado até maio. “Recebemos essa notícia com surpresa, porque nas diversas oportunidades em que nos reunimos com a Seinfra e com o Daer, a informação sempre foi de que a construção de uma elevada estava descartada em razão do valor. Por isso nos comprometemos em fazer um projeto para a construção do novo trevo. Ocorre que não nos comunicaram de que tinham tomado a decisão de fazer a elevada. Nós aprovamos e agradecemos, mas agora vamos passar a exigir o cumprimento dessa nova promessa”, avisa o presidente da CICs Serra, Ademar Petry.
A propostado viaduto
De acordo com as informações preliminares apresentadas pelo Daer, a remodelação do Trevo da Telasul prevê duas elevações: uma no sentido Bento – Farroupilha e outra no sentido Farroupilha – Porto Alegre. A proposta contempla a necessidade de construção de 560 metros de obras especiais (viadutos) e duplicação de pelo menos três quilômetros no entorno. O custo seria de R$ 35 milhões. Um dos obstáculos para que o projeto possa ter agilidade é o processo de federalização da RSC-470, que ainda está em andamento e pode trazer mais indefinições sobre quem assumirá a responsabilidade pela obra.
Programe-se
O quê: manifesto da CICs Serra por melhores condições nas rodovias
Quando: dia 17 de janeiro (sexta-feira)
Horário: 17h
Pontos de protesto:
RSC-470: km 217 (em frente ao Grupo Rodoviário de Bento Gonçalves)
RSC-470: km 222 (entroncamento com a RSC-453 – Trevo da Telasul)
RSC-470: km 171 (em frente ao Grupo Rodoviário de Veranópolis)
ERS-122: km 59 (em frente ao Grupo Rodoviário de Farroupilha)
ERS-122: trevo de acesso a Antônio Prado
Reportagem: Jorge Bronzato Jr.
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