Indicadores: agosto é marcado por quedas de feminicídios e homicídios no RS

Indicadores criminais foram divulgados na quinta-feira, 14/09, pela Secretaria da Segurança Pública (SSP)

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Após um primeiro semestre marcado por investimentos nas forças de segurança, o mês de agosto registrou quedas significativas nos principais indicadores de crimes contra a vida, como homicídio e feminicídio, que tiveram redução de 24,5% e 50%, respectivamente, no Rio Grande do Sul.

O combate à criminalidade também se refletiu na diminuição de crimes patrimoniais: em agosto de 2023 foram registrados 285 roubos de veículos em todo o Estado, registando uma queda de quase 20% em comparação com o mesmo período de 2022. Trata-se da oitava redução consecutiva neste ano. Os indicadores criminais foram divulgados na quinta-feira, 14/09, pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Feminicídios: diminuição de 50% das ocorrências no RS

Desde abril, os casos de feminicídio vêm caindo no Rio Grande do Sul. Em agosto, foram registradas 4 ocorrências contra 8 no mesmo mês de 2022, o que representa uma queda de 50%. No acumulado de janeiro a agosto, foram 57 casos no Rio Grande do Sul, o que corresponde a 20 ocorrências a menos em relação ao mesmo período do ano passado.

Nova queda nos homicídios

Depois de maio e julho registrarem os menores números de homicídios em toda a série histórica, iniciada em 2010, agosto manteve a tendência de queda, encerrando o mês com 123 ocorrências no Rio Grande do Sul. Isso representa uma redução de quase 25% em comparação com o mesmo período no ano passado. Por sua vez, Porto Alegre registrou 16 casos, o que corresponde a uma redução de 38,5% em relação a agosto de 2022.

A nova diminuição no indicador de homicídio é resultado de um trabalho cada vez mais aprimorado das forças policiais, o que contribui para ampliar a sensação de segurança no Estado.

O chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, destaca as ações contra os crimes contra a vida que resultam na redução gradual deste indicador.

“O trabalho de investigação eficaz aliado ao serviço de inteligência da Polícia Civil auxiliam na prevenção e repressão desse tipo de crime”, destaca.