• Ótica Debianchi
  • Tacchini Sistema de Saúde
  • Vinícola Garibaldi

Índice de crianças livres de cáries em Escolas Municipais Infantis de Bento chega a 94%

  • Vinícola Garibaldi

A doença cárie já deixou de ser o maior problema odontológico nas crianças que frequentam as Escolas Municipais Infantis em Bento Gonçalves. Segundo dados do Setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, o índice de crianças de zero a seis anos, livres de cáries em Bento, chega a 94%. Dados do SB Brasil relataram que, aos cinco anos de idade, 53,4% das crianças brasileiras estão livres de cárie na dentição decídua (dentes-de-leite). 
 
A Equipe de Prevenção, do Setor de Saúde Bucal acompanha as crianças nas 20 Escolas Municipais Infantis. Desde o início do semestre, foram examinadas 2.247 crianças, e constatada que a doença cárie deixou de ser o problema de maior prevalência nas crianças com faixa etária de zero a seis anos de idade. 
 
“Nossa geração passada acostumou-se com a idéia de perder dentes. Era muito comum usar pontes e dentaduras. Aproveitamos o ambiente escolar para despertar na criança o interesse pelo cuidado da sua saúde bucal. Mostramos a perda dental por cárie como uma doença que pode ser prevenida e/ou controlada, com bons hábitos de dieta e higiene. Eles aprendem a importância de uma alimentação saudável e de uma higiene bucal bem feita, com uso de creme-dental, escova e fio. Estimulamos também que compartilhem seus aprendizados com sua família”, ressalta a coordenadora do Setor de Saúde Bucal, Giovana De Bacco.
 
“Nossos índices de cárie são muito parecidos com países de primeiro Mundo, com desenvolvimento social. Temos muito orgulho da nossa população e do trabalho executado ao longo dos anos no Município”, enfatiza o secretário Municipal de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.
 
O Setor de Saúde Bucal está atendendo neste ano, 62 escolas de Ensino Público. As escoas que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) são examinadas pelos dentistas, além de receberem oficinas de escovação, momento de educação em saúde e aplicação de flúor duas vezes ao ano.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também