Industrializados “saudáveis” atrapalham a dieta

Há alimentos industrializados que trazem a promessa de serem mais naturais e saudáveis, quando, na verdade, são fontes de gordura, açúcar, conservantes e outros componentes que podem estragar a dieta e a saúde. “Muitos dos produtos intitulados saudáveis ou light, por exemplo, apresentam maior concentração de sódio para serem conservados e precisam de moderação no consumo, como peito de peru e biscoito de água e sal”, afirma a nutricionista Nathália Guedes, diretora da empresa Nutri Action, em Santos (SP). Veja os produtos que ela e outras nutricionistas apontam como perigosos à saúde e que precisam de atenção na hora da compra e do consumo.

Suco de caixinha

O rótulo pode até ter as frases “feito com polpa natural de fruta” e “sem adição de açúcar”, mas a maioria dos sucos desse tipo apresenta alta quantidade de conservantes e corantes. “Os conservantes químicos retardam o metabolismo, enquanto o sódio, também utilizado para conservar, aumenta o inchaço do organismo”, justifica a nutricionista Graça Albuquerque, secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição e Estética (ABNES). A melhor opção é sempre extrair o suco diretamente da fruta, já que os produtos industrializados perdem parte dos nutrientes durante o preparo e armazenamento.

Lanche natural

É claro que é melhor escolher um lanche natural no lugar de uma coxinha frita ou de um croissant gorduroso, mas cuidado com os ingredientes desse lanche. Os sanduíches prontos costumam estar cheios de maionese, sem contar que o pão geralmente não é integral e o queijo pode ser amarelo, ou seja, com maior teor de gorduras. “Esses produtos também podem ter conservantes para que possam durar alguns dias a mais sob refrigeração”, lembra a nutricionista Nathália Guedes. A nutricionista Juliana Monteiro ressalta também que a maioria desses lanches não tem tomate, alface ou cenoura ralada. “Esses ingredientes são saudáveis e dão um sabor maravilhoso, assim como outros vegetais que podem ser acrescentados quando preparamos os sanduíches em casa”, afirma.

Iogurte com sabor

As opções são diversas: ameixa, mamão, frutas vermelhas, graviola… Mas a nutricionista Graça lembra que nem sempre o sabor é natural da fruta, podendo conter ou até ser composto apenas por aromatizantes artificiais. Embora muitos deles sejam desnatados (com teor reduzido de gordura), são ricos em açúcar. “O consumo precisa ser moderado, já que açúcar em excesso eleva o peso e contribui para o aumento dos níveis de triglicérides, entre outros problemas”, alerta a profissional.

Cereal matinal sem açúcar

Granola e outros cereais podem ser encontrados sem açúcar, o que deixa o produto mais saudável. Um vilão, porém, é o sódio usado para aumentar a data de validade do produto. “É bom observar que o teor de sódio deve ficar abaixo de 150mg por porção, para a absorção não elevar a pressão arterial e não provocar o falso inchaço”, aconselha Graça Albuquerque.

Biscoito de água e sal

Outro produto campeão de sódio: “Muitas pessoas consomem o biscoitinho de água e sal pensando ser melhor que o pão. Mas, dependendo da quantidade ingerida, é melhor ficar com o pãozinho francês, que terá praticamente o mesmo valor calórico”, afirma a nutricionista Nathália. Prefira as versões integrais e tenha o cuidado de não devorar metade do pacote a cada lanche ou café da manhã. A nutricionista Juliana Monteiro recomenda de três a quatro unidades apenas. “Caso você não consiga comer menos do que quatro unidades, então, compensa optar pelo pão integral, que sacia mais”, sugere.

Barrinha de cereal

“Algumas marcas têm alta quantidade de açúcar e podem ultrapassar o limite ideal de calorias para um lanche da manhã ou da tarde”, conta Nathália Guedes. Por isso, fique atento ao rótulo: a nutricionista Graça explica que as barrinhas têm que ficar com o teor de fibra entre 1g e 7g por barra, para não aumentar o índice glicêmico e não contribuir com o acúmulo de gordura no abdômen e no quadril.

Peito de peru e atum em lata

É consenso entre as nutricionistas de que o peito de peru é uma opção melhor do que presunto suíno, salame e mortadela. “É sempre importante, no entanto, comparar as marcas, que diferem bastante na quantidade de gordura e, principalmente, de sódio”, recomenda a nutricionista Nathália. Além disso, o alimento apresenta conservantes químicos e, segundo alguns especialistas, pode conter substâncias cancerígenas. Quanto ao atum, outra fonte importante de proteína, é mais saudável optar pelo armazenado em água – em vez de óleo – e moderar na frequência do consumo, já que o produto também é rico em sódio.

Sopa de pacote

“Muitas pessoas chegam ao consultório falando que consomem sopinha de pacote como se fosse a melhor fonte de vitaminas e minerais possível, o que está totalmente errado”, conta a nutricionista Nathália Guedes. Ela explica que, além de pobre em nutrientes, o produto é um dos mais ricos em sódio – alguns contêm quase 1g desse componente na porção, sendo que a recomendação diária de sal é de 4g a 6g por dia.

Por Letícia Gonçalves
Fonte: Portal Minha Vida
(www.minhavida.com.br)

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.