Infrações de trânsito arrecadam quase R$ 400 mil

De janeiro a setembro de 2013, 5.143 autos de infração de trânsito foram homologados e pagos em Bento Gonçalves. O valor arrecadado com as infrações no período soma R$ 396.925,66, que devem ser investidos na manutenção da sinalização de trânsito e na aquisição de veículo para ampliar a fiscalização, de acordo com o Departamento Municipal de Trânsito (DMT).

Segundo o departamento, as principais infrações cometidas no município são: paradas e estacionamento em locais proibidos, conversões proibidas e de risco ao trânsito, avanço em sinal vermelho, trafegar na contramão, desrespeito à faixa de pedestre, falta do uso de cinto de segurança, uso de celular ao volante e motociclistas ou caronas sem capacete.

De acordo com o secretário municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro, o Código Nacional do Trânsito tem como objetivo maior educar o motorista e pedestre e não simplesmente puni-los. “Infelizmente convivemos com uma realidade em que a punição é o meio pelo qual se gera a educação no trânsito. Não deveria ser assim, se cada um tivesse a atenção necessária e cumprisse com suas responsabilidades, teríamos uma mobilidade mais humanizada”, avalia.

A expectativa das autoridades é que o respeito às leis aumente e as infrações diminuam com a maior presença de agentes de trânsito nas ruas. “Buscamos aumentar a fiscalização e a educação de trânsito, mas ainda assim é preciso mudar atitudes, alterar rotinas e respeitar o direito das demais pessoas e condutores”, afirma Moro.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.