Infraestrutura: Serra prepara reivindicações

Mesmo sem a confirmação da presença do ministro dos Transportes, César Borges, na Serra Gaúcha, lideranças locais querem aproveitar sua vinda ao Estado na próxima semana para apresentar uma lista de reivindicações. O representante da União estará em Porto Alegre no dia 28 e deve receber solicitações ligadas à infraestrutura rodoviária e ferroviária, com destaque para o pedido de conclusão do processo de federalização da RSC-470. Caso ele desembarque no dia anterior, aumentam as possibilidades da visita à região.

Borges vem vistoriar o andamento de obras federais no Rio Grande do Sul, mas pode incluir na bagagem uma boa notícia para os municípios serranos. “O compromisso que ele também tem com o governador é de trazer informações sobre a federalização. E, nos bastidores, parece que ele tem boas novidades. Estamos otimistas”, afirma o presidente da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (Cics-Serra), Ademar Petry. O processo já tem a autorização técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e depende apenas de uma decisão política, que pode ser anunciada pelo ministro.

Na pauta, elaborada em conjunto com a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), também estão demandas como o pedido para formatação de um estudo referente ao transporte ferroviário regional de cargas e o projeto de reestruturação da BR-116, no trecho entre Caxias do Sul e Lages, em Santa Catarina. O objetivo é agilizar o transporte de produtos fabricados na Serra para outras partes do país. “Muitos caminhões estão fazendo a volta pela BR-101 e isso é um gasto adicional que representa uma grande perda de competitividade para nós. Temos dados que demonstram isso”, finaliza Petry.

As demandas

Anúncio da retomada da federalização da RSC-470;
Projeto de novo traçado ou reestruturação da BR-116 até Lages (SC);
Estudo para trem regional de cargas;
Proposta de criação de ramal ferroviário para conectar a região à Ferrovia Norte-Sul ou à Tronco Sul, via Muçum.

Reportagem: Jorge Bronzato Jr.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.