Ingresso de estudantes do IFRS será realizado por sorteio e nota do Enem

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) definiu o formato de seu próximo processo de ingresso de estudantes. A instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente, em razão do agravamento do cenário pandêmico de Covid-19, para preservar estudantes e servidores e evitar a disseminação do vírus. As decisão foi tomada em reunião, por videoconferência, do Conselho Superior (Consup) da instituição na última semana.

O próximo processo de ingresso terá o mesmo formato nos 17 campi. Para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio. Já os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e concomitantes ao Ensino Médio terão 50% das vagas destinadas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem nos últimos cinco anos. O ingresso nos cursos Superiores será feito exclusivamente a partir da nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas nos últimos cinco anos.

Outra mudança aprovada diz respeito à reserva de vagas para candidatos vindos de escolas públicas, que agora passa a ser de 80%, em todos os cursos regulares de Ensino Médio e graduação.

O cronograma de realização do próximo processo seletivo deverá ser discutido nos primeiros meses de 2021, levando em consideração a evolução da pandemia no Rio Grande do Sul. O calendário acadêmico do IFRS segue suspenso e são ofertadas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) aos estudantes já matriculados em cursos regulares da instituição.

Uma nova avaliação sobre as condições de retomada do calendário e sobre o ingresso de novas turmas está prevista para ocorrer na reunião do Conselho Superior agendada para fevereiro de 2021. 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também