Inicia campanha de vacinação contra gripe
Terá início nesta segunda-feira, dia 15, a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Até o dia 26 de abril, a imunização é oferecida gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde de Bento Gonçalves para os grupos prioritários: pessoas com idade acima de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), crianças de seis meses a dois anos (devem levar carteira de vacinação), profissionais da área da saúde, indígenas, presidiários e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (veja abaixo).
A meta da Coordenação de Imunizações da secretaria municipal de Saúde é vacinar 80% dos grupos prioritários, equivalente a 1.522 crianças, 2.272 trabalhadores da saúde, 760 gestantes, 125 puérperas e 11.012 idosos. Os técnicos da secretaria estimam que, assim como em 2012, a meta de vacinação seja ultrapassada neste ano.
No próximo sábado, dia 20, as Unidades de Saúde estarão abertas para a vacinação. Neste dia, a Unidade Móvel de Saúde (ônibus amarelo) estará oferecendo a vacina na Via Del Vino, em frente à prefeitura. Durante a campanha, também será oferecida a vacina contra o tétano para todas as pessoas com mais de 60 anos.
Doenças crônicas não transmissíveis
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis: respiratória (asma em uso de corticoides inalatório ou sistêmico, bronquioectasia, fibrose cística, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e doença pulmonar crônica da prematuridade), cardíacas congênitas (hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca), renais (síndrome nefrótica e paciente em diálise), hepáticas (atresia biliar, hepatites crônicas e cirrose), neurológicas (AVC, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular e deficiência neurológica grave), diabetes mellitus em uso de medicamentos, imunossupressão (imunodeficiência congênita ou adquirida por doenças ou medicamentos, HIV/AIDS), obesos (obesidade grau 3 ou obesidade mórbida) e transplantados (órgãos sólidos e medula óssea).
A vacina não pode ser aplicada em pessoas que apresentam caso clínico de febre ou alergia à proteína do ovo. Gestantes ou pessoas com doenças específicas necessitam de prescrição médica.
Garibaldi
Em Garibadi, a vacinação contra a gripe também será de 15 a 26 de abril. Os garibaldenses dos grupos prioritários podem receber a dose no Posto de Saúde Central (das 8h às 17h), Posto de Saúde São Francisco (das 8h às 11h30 e das 13h às 16h), Posto de Saúde Chácaras (das 8h às 11h30 e das 13h às 16h) e Posto de Saúde Santa Terezinha (das 8h às 11h30 e das 13h às 16h).
No município, a meta é vacinar 4.216 idosos, 441 crianças, 221 gestantes, 468 trabalhadores da área de saúde e 36 puérperas, totalizando 5.382 pessoas.
Confira o horário de funcionamento dos postos de saúde de Garibaldi para o próximo sábado, dia 20:
* Posto de Saúde Central – das 8h às 17h
* Posto São Francisco – das 8h às 17h
* Posto Chácaras – das 8h às 17h
* Posto Santa Terezinha – das 8h às 17h
* Posto Fenachamp – das 8h às 12h
* Posto São José Costa Real – das 8h às 11h
* Posto São Roque – das 8h30 às 11h30
* Posto Tamandaré – das 8h às 11h
* Posto Marcorama – das 13h às 16h30
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.