Iniciação Científica é valorizada na UCS

Um dos diferenciais de uma universidade é ter todas as condições para seus alunos e professores produzirem conhecimento. Na UCS, a iniciação científica tem grande valor na formação dos estudantes de graduação, tanto para a prática profissional como para capacitá-los a interpretar os fenômenos relacionados à sua área. A UCS oportuniza ao aluno trabalhar junto com os pesquisadores para desenvolver competências profissionais diferenciadas. Eles também têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos no Encontro de Jovens Pesquisadores e em eventos fora da Instituição.

Em novembro, a UCS realiza o 19º Encontro de Jovens Pesquisadores, na Cidade Universitária, com a apresentação de 387 trabalhos. Destes, 125 são da área de ciências exatas, 135 das ciências humanas e sociais e 127 da área de ciências da vida. O encontro vai reunir alunos de graduação da UCS e de outras instituições de ensino superior que irão apresentar o resultado de suas atividades em programas de iniciação científica com bolsas próprias da UCS, do CNPq, da Fapergs e de empresas ou como voluntários em projetos de pesquisa sob a orientação de professores-pesquisadores.

Este ano, simultaneamente ao Encontro, acontece a 1ª Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, uma recomendação do CNPq que visa destacar a produção dos estudantes que atuam em projetos de inovação e tecnologia. Os programas de iniciação científica e tecnológica da UCS estão articulados às atividades de pesquisa, inovação e desenvolvimento, o que favorece a participação do acadêmico em um conjunto de atividades. Além disso,  estimulam o aluno a pensar criticamente e a exercitar sua capacidade criadora e inovadora, despertando sua vocação científica, ainda no decorrer da graduação.

Alunos da UCS no Salão de Iniciação Científica da UFRGS

De 3 a 7 de outubro, 49 acadêmicos da UCS participam do 23º Salão de Iniciação Científica da UFRGS, no Campus Central da unidade, em Porto Alegre. Desses alunos, seis são acadêmicos do Campus Universitário da Região dos Vinhedos: a aluna do curso de Direito, Janaina Cristina Battistelo Cignachi e os alunos do curso de Letras, Joel Erthal, Bruno Misturini, Vanesa Colle, Daniel Marcon e Jaquelini Modelski.

Fabrício Carpinejar palestra em Seminário do curso de Letras

No dia 10 de outubro, o curso de Letras do Carvi recebe o poeta e jornalista Fabrício Carpinejar no Seminário “Verdade afetuosa: sinceridade não é grosseria”. O objetivo do evento é discutir aspectos da literatura brasileira com professores dos cursos de Letras e Pedagogia. A palestra inicia às 19h30 no auditório do Bloco B da unidade universitária em Bento Gonçalves. As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Educação Continuada, sala 441 do Bloco CD ou pelo site www.ucs.br.

Campus promove exposição de Orquídeas

A comunidade poderá prestigiar de 14 a 16 de outubro, no Ginásio de Esportes do Carvi, em Bento Gonçalves, a quarta edição da Exposição de Orquídeas, promovida em parceria com a Associação de Orquidófilos de Bento Gonçalves. A visitação está aberta das 8h às 21h. Mais informações pelo telefone (54) 3449 5200, ramal 5026 ou 3454 1490.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br