Iniciam obras da nova “La Fontana”

Recebida com alvoroço por grande parte da população no último mês de junho, a notícia de que a tradicional “La Fontana” será reinstalada na Via Del Vino começou a sair do papel nesta semana. As obras para a construção do chafariz com água que imita vinho, a cargo da secretaria municipal de Meio Ambiente, iniciaram na última quarta-feira, dia 12, com a meta de serem concluídas em cerca de um mês.

A partir de 11 de setembro, o município dará início a uma série de eventos que terão a área central como palco: Festejos Farroupilha, Feira do Livro e Semana de Bento ocorrerão em sequência, e o objetivo é que a fonte esteja em funcionamento para o período. “Queremos que fique pronta o quanto antes, mas isso depende, principalmente, de questões climáticas”, destaca o secretário municipal de Turismo, Gilberto Durante.

Uma das preocupações levantadas pela população é o investimento do Poder Público na nova estrutura, já que a “La Fontana” foi substituída pela atual fonte de “águas dançantes” em 2011 e gerou descontentamento por quem considerava o chafariz de vinho um ícone da cidade. Durante assegura que os recursos desembolsados pela prefeitura foram minimizados, pois firmaram-se parcerias para obter o material de apoio e as pedras são provenientes de doação. Além disso, alguns itens ainda foram preservados da obra antiga, como motores e arcos.

A fonte está sendo instalada próximo à Casa do Artesão, a cerca de 25 metros do novo chafariz, que será preservado. Conforme o projeto, o modelo será idêntico ao original, da década de 1990. As dimensões podem sofrer uma pequena redução, mas a ideia é que também sejam mantidas.

A construção constitui a primeira etapa da revitalização planejada para a Via Del Vino, cujo ponto a receber mais intervenções deve ser a Casa do Vinho. A estrutura que oferece espaço para moradores do interior comercializarem produtos artesanais será totalmente reformada, deverá ter o revestimento de madeira trocado e será fechada com vidro. A proposta é manter as mesinhas de café, oferecer um palco móvel para a realização de eventos, instalar banheiros e, possivelmente, um novo Centro de Atendimento ao Turista (CAT), já que, atualmente, o serviço é oferecido junto ao prédio da prefeitura.

Rua Coberta

A Rua Coberta, obra de maior volume iniciada em abril deste ano após quatro anos de espera, está com 70% das fundações feitas, segundo Gilberto Durante. A parte estrutural deve ser finalizada nos próximos dias, de acordo com o secretário. O projeto, localizado na rua Rolando Gudde, no bairro Planalto, ainda receberá pilares, calçadas, telhado e acabamentos até dezembro.

Reportagem: Priscila Pilletti

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Instagram: @serranossa

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também