Início de obras no Trevo da Telasul aguarda a liberação do licenciamento ambiental

Previstas para iniciar no mês de março, as melhorias no entroncamento da BR-470 com a RSC-453, em Garibaldi – trecho mais conhecido como “Trevo da Telasul” – aguardam a liberação do licenciamento ambiental. A obra da nova rotatória será realizada pela construtora Centro Leste, de Belo Horizonte (MG), que ganhou a licitação para recuperação de 150,7 quilômetros da BR-470 e, desde agosto do ano passado, realiza a manutenção da pista.

De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), “estão em andamento os procedimentos administrativos de adequação do contrato de manutenção, para que a obra seja incluída no mesmo, bem como os ajustes de âmbito ambiental. Contudo, a autarquia acredita que os serviços necessários para a obra, como o levantamento topográfico, devem ocorrer até o final do mês de março, mantendo o prazo inicial previsto para a implantação desta melhoria”. A reformulação será realizada por meio do convênio entre o Dnit e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

A proposta que será executada é a mesma formulada pela Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICs Serra). A entidade doou o planejamento, em agosto de 2013, ao governo estadual anterior, que alegou não ter recursos para uma intervenção maior, como a construção de uma elevada na área. Em agosto de 2015, ela foi repassada ao superintendente regional do Dnit no Estado do Rio Grande do Sul, o engenheiro Adalberto Jurach, em visita a Bento Gonçalves. Ela chegou a ser descartada por se tratar de uma solução paliativa, mas, em dezembro, foi anunciada como a obra a ser realizada no local.

O projeto contempla a criação de uma rotatória no trevo, com investimento de mais de R$ 4,8 milhões. As atividades previstas são terraplenagem, obras de drenagem, construção de bocas de lobo, pavimentação, colocação de meio-fio, instalação de grama nos canteiros, de sinalização horizontal, tachões e tachinhas e construção de passeio. O tempo estimado para a conclusão do empreendimento seria de cerca de quatro meses.

Foto: Divulgação