Inscrições para o Vestibular de Inverno da UCS
A Universidade de Caxias do Sul recebe, de 10 de maio a 6 de junho, as inscrições para o Vestibular de Inverno 2011. Neste concurso, a UCS oferece 3.335 vagas em 59 opções de ingresso. Entre as ofertas deste vestibular está o novo curso de Gestão da Qualidade – Tecnologia, em Caxias do Sul e seis novas ofertas de cursos em unidades universitárias da região: em Caxias do Sul, Arquitetura e Urbanismo (manhã e tarde), Design de Moda – tecnologia (manhã e tarde), Pedagogia EAD – Licenciatura; em Bento Gonçalves, Pedagogia EAD – Licenciatura; em Canela, Direito (vespertino) e em São Sebastião do Caí, Pedagogia EAD – Licenciatura.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.ucs.br. A prova será realizada no dia 26 de junho, domingo, às 13h30min.
Cursos em Bento Gonçalves
No Campus Universitário da Região dos Vinhedos, a UCS está oferecendo os seguintes cursos: Engenharia Elétrica (30 vagas – vespertino e noite); Engenharia Eletrônica (30 vagas – vespertino e noite); Design (40 vagas – vespertino e noite); Administração (60 vagas – noite); Direito (40 vagas – manhã); Pedagogia EAD – Licenciatura (100 vagas).
Congresso Nacional de Ensino de Leitura, Literatura e Língua Portuguesa inicia segunda
Promover a reflexão sobre os estudos linguísticos e literários com a finalidade de contribuir para a formação dos alunos de graduação e para a atualização dos profissionais de Letras e áreas afins. É com este objetivo que a UCS promove, de 9 a 12 de maio, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, o V Congresso Nacional de Ensino de Leitura, Literatura e Língua Portuguesa. O evento é destinado a acadêmicos, professores, bibliotecários, auxiliares de biblioteca, mediadores de leitura e público em geral.
De segunda a quinta-feira, a partir das 19h30min, serão realizadas palestras, oficinas e mesas-redondas. A palestra de abertura, no dia 9 de maio, terá como tema: “Problemas e desafios do ensino de Língua Portuguesa” e será proferida pelo professor da USP, José Luiz Fiorin, no auditório do Bloco B da unidade universitária. No dia 10 de maio, a professora da Unisinos, Ana Maria de Mattos Guimarães, fala sobre o tema “Gêneros de texto e sala de aula de Língua Portuguesa: o processo de construção de objetos de ensino relacionados à leitura e produção textual”.
No dia 11, acontecem três oficinas: “O ensino e a aprendizagem de ortografia”, com Odete Maria Benetti Boff; “Por que ler Literatura na escola?”, com Cinara Ferreira Paviani e “Novas e outras leituras de mundo ao leitor em qualificação”, com o escritor Hermes Bernardi Júnior. Encerrando o evento, no dia 12, será realizada a mesa-redonda “O ensino de Literatura”, com os professores Carlos Appel, Cícero Galeno Lopes, José Édil de Lima Alves e o escritor Colmar Pereira Duarte
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa
Orkut: http://www.orkut.com.br