Instalação de banheiro volta a ser reivindicada

A praça Achyles Mincarone, junto à igreja São Bento, é um dos locais procurados por centenas de famílias aos finais de semana. Além de uma ampla área com gramado, bancos e playground, é considerado ideal para levar as crianças para brincar, reunir os amigos para tomar chimarrão e passear com o cachorro. A praça só não é melhor por um único e importante motivo: não há banheiros. Isso não impede, no entanto, que os frequentadores utilizem muros, paredes e quintais nos arredores como sanitários improvisados. A reclamação vem de comerciantes e da Associação dos Moradores do Bairro São Bento, que, inconformados, exigem soluções. A situação, segundo eles, é insustentável. 

De acordo com o presidente da associação do bairro, Zeferino Pastore, foram realizadas diversas discussões e reuniões sobre o assunto tanto com os moradores quanto com a prefeitura, mas até agora nada foi feito. “Nós colaboramos para manter a praça sempre limpa, com um jardim bonito e lixeiras, mas não temos como construir um banheiro. Isso é o papel da prefeitura”, desabafa. Há três meses, moradores distribuíram panfletos aos frequentadores da praça, falando da importância de manter o local limpo e bem cuidado. 

A família de Márcio Arioli morou por mais de 30 anos ao lado da praça e hoje é proprietária de uma loja no local. Segundo ele, a situação está pior do que nunca. “A praça nunca teve banheiros, mas também nunca foi tão frequentado. É inadmissível que o pessoal não tenha onde fazer suas necessidades. Muita gente vem urinar no muro da loja, nas paredes e o cheiro se torna insuportável”, lamenta Arioli, que fala que não são apenas adultos, mas também crianças que acabam urinando “nos cantos”, por não haver sanitários disponíveis. A família Arioli e dezenas de outros moradores solicitaram por inúmeras vezes que o problema fosse resolvido, inclusive em reuniões e encontros com o antigo e o atual prefeito da cidade, mas até agora, não passou da conversa.


Prefeitura recebeu pedido
 

De acordo com Pastore e com o vice-presidente da entidade, João Tondo, o prefeito garantiu que um projeto estava pronto e que iria chamar representantes da entidade para apresentá-lo. Mas, conforme o coordenador da assessoria de imprensa da prefeitura, Carlos Quadros, não há um projeto. “A Associação de Moradores do Bairro São Bento nos solicitou a instalação do banheiro e está estudando a viabilidade de construção tanto nesta praça como em outras no município. Sabemos da importância de banheiros nestes locais. Mas não basta apenas construir um banheiro e pronto. Há necessidade de encontros com os moradores e associação para decidir quem vai manter, cuidar e zelar pelo espaço”, disse. 

Pastore, da associação de moradores, afirma que não há a possibilidade de a entidade ficar responsável pela manutenção de um “futuro” banheiro. “A prefeitura tem que garantir o bem-estar da população que frequenta o local, não a entidade que representa os moradores”, garante ele, que aguarda uma reunião prometida pelo prefeito Pasin para tratar sobre o assunto.

Reportagem: Raquel Konrad


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.