Instalação de pardais e lombadas depende de estudo

A alta velocidade que alguns condutores imprimem em determinadas vias vem sendo alvo da polêmica no município. A cada novo acidente, a comunidade pressiona o Poder Público a adotar medidas que obriguem a redução da velocidade. Ainda em 2012, Bento Gonçalves poderá contar com caetanos, lombadas eletrônicas e pardais no perímetro urbano. O processo licitatório, do tipo registro de preço, para compra de 83 equipamentos diversos será aberto em breve. A secretaria municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana ainda não estabeleceu os locais onde os equipamentos serão instalados, uma vez que definição depende de estudo técnico.

A intenção de instalar equipamentos controladores de velocidade não é novidade. Em julho de 2010, o SERRANOSSA já havia noticiado que o município teria consultado o Ministério Público (MP) sobre a legalidade da colocação destes instrumentos no perímetro urbano. Entretanto, não houve resposta do MP, uma vez que o órgão não se manifesta antecipadamente às ações. “Para evitar futuros questionamentos, vamos utilizar o exemplo de municípios que foram apontados e fazer diferente”, comenta o secretário Heber Moacir dos Santos. Segundo ele, os principais pontos postos em cheque referiam-se aos locais onde os controladores de velocidade foram colocados. “Vamos fazer um estudo técnico apontando onde é necessária a intervenção”, observa.

Nesta semana, foi encaminhada à secretaria de Finanças documentação para abertura de edital para compra. Em cada local onde os equipamentos serão instalados será feito um estudo técnico diferente. Serão levados em conta dados topográficos e também de contagem de veículos (veja quadro). Após o estudo, será definido qual dos três instrumentos deverá ser instalado. A entrada em funcionamento dependerá do prazo de entrega dos equipamentos por parte da empresa vencedora da licitação, mas a expectativa é de que ocorra ainda neste ano. Santos salienta ainda que a modalidade de licitação utilizada não obriga o município a adquirir um número máximo de equipamentos. Ou seja, pode ser que nem todos os controladores sejam, de fato, instalados.

Nas ruas ou avenidas onde haverá lombadas eletrônicas também será analisada a velocidade permitida. Santos explica que no trecho em que o controlador for colocado, a velocidade poderá ser menor do que a permitida ao longo do restante da via. “Tudo vai depender do que o estudo apontar”, complementa.

Convênio para a RSC-470

O município estuda ainda convênio com o governo estadual para a colocação de lombadas eletrônicas na RSC-470. A rodovia está sob domínio do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), mas pode sofrer interferência da prefeitura caso o convênio seja firmado. “Muitos bento-gonçalvenses perdem a vida nesta rodovia. Essa seria uma alternativa para tentar reduzir a velocidade”, conta o secretário. Ele explica que, por serem dois entes federados, é possível fazer o convênio. “Se a rodovia fosse concedida haveria mais problemas”, esclarece. 

Rotatórias x acidentes

Dados da secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana revelam que o número de acidentes registrados em cruzamentos com semáforos é grande. “Quando o sinal está amarelo, muitos motoristas aceleram para tentar passar antes do vermelho e com isso acabam provocando acidentes”, conta a arquiteta Rosana Guarese, responsável por estudos na área de trânsito dentro da secretaria. “São acidentes perigosos, pois os veículos geralmente se chocam frontalmente ou um de frente e outro de lado”, complementa. Esse também foi um dos motivos que levaram a secretaria a optar pela colocação de rotatórias em alguns pontos da cidade. “Se houver choque entre veículos, não será tão grave, pois não será frontal”, observa.

Mais de 100 pedidos

A secretaria já recebeu mais de 100 pedidos de colocação de instrumentos para reduzir a velocidade em diferentes pontos do município. Destes, alguns já foram previamente descartados, pois as vias não atendiam a critérios necessários para colocação de pardais, lombadas ou caetanos. “Já temos uma lista com prováveis locais que em breve passarão a ser analisados individualmente”, conta o secretário, que preferiu não adiantar nenhum dos pontos.

Critérios técnicos

*Volume de trânsito;

*Velocidade desenvolvida em determinados locais;

*Índice de acidentes;

*Geometria das vias (visibilidade e segurança para colocação de sinalização avisando o motorista);

*Volume de pedestres.

O que são

Caetano: Também conhecido como furão, é instalado junto às sinaleiras de cruzamentos. Ele fotografa os veículos que cruzam no sinal vermelho ou invadem a faixa de segurança;

Lombada eletrônica: Geralmente instalada em áreas urbanas, mostra a velocidade de cada veículo. Se estiver em excesso, fotografa e registra;

Pardal: Instalado em postes, fotografa e registra os veículos que estejam trafegando em velocidade acima do permitido.

 

Reportagem: Carina Furlanetto

 

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