Instituto de Oftalmologia faz alerta

Com o propósito de ampliar o atendimento oftalmológico no município, o Instituto de Oftalmologia Bento Gonçalves iniciou suas atividades em janeiro de 2012. Desde então, mais de seis mil pacientes já foram atendidos e cerca de 400 cirurgias realizadas. Entre os diagnósticos e tratamentos que a clínica oferece está o da Retinopatia Diabética.

A diabetes é uma doença complexa e progressiva que afeta os vasos sanguíneos do olho. De acordo com o responsável da área de retina do Instituto, Alberto Luiz Gil, mestre em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), um material anormal é depositado nas paredes dos vasos sanguíneos da retina, na região conhecida como “fundo de olho”, causando estreitamento e às vezes bloqueio do vaso sanguíneo, além de enfraquecimento da sua parede, o que ocasiona deformidades conhecidas como microaneurismas. “Eles frequentemente rompem ou extravasam sangue, causando hemorragia e infiltração de gordura na retina”, explica Gil, responsável pelos tratamentos de Retinopatia Diabética, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), Retinopatia Hipertensiva e Descolamento de Retina na clínica. Os tratamentos são acompanhados pelo diretor médico, Carlos Alberto Stein (CRM 25695).

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, os diabéticos apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior do que as pessoas não portadoras da doença. A retinopatia diabética atinge mais de 75% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos.

O Instituto Oftalmológico conta com um renomado corpo clínico, que atende às áreas de retina, catarata, glaucoma e lentes de contato. Em parceria com a secretaria municipal de Saúde, atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de convênios, particulares e associados ao IPE.

Instituto de Oftalmologia Bento Gonçalves
Rua Antônio Lorenzoni, 20, bairro Botafogo
Bento Gonçalves
Contato: 3454 4647
bentogoncalves@oftalmologiaintegrada.com.br

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.