Integração de ações por mais segurança

Montar um plano de contenção da violência – esse foi o objetivo de um encontro realizado na semana passada na sede do Ministério Público Estadual (MPE), em Bento Gonçalves. Representantes de diversos órgãos de segurança pública do município debateram assuntos como poluição ambiental e sonora, perturbação de tranquilidade, consumo de bebidas alcoólicas e entorpecentes, problemas de trânsito e diversos delitos que são registrados em locais específicos da cidade. Na tentativa de reverter o quadro de violência, as entidades planejam ações noturnas nos principais pontos de encontros de jovens, como forma preventiva para evitar os atos delituosos.

O secretário municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro, destaca que as ações em parceria já iniciaram e com resultados positivos. “As operações conjuntas serão realizadas sempre a partir das quintas-feiras, podendo se estender até os domingos”, detalha. Os trabalhos têm por objetivo minimizar os conflitos e demonstrar que a segurança cidadã faz parte do lazer da comunidade, com a presença do policiamento nas ruas com o intuito de prevenção e educação.

Segundo Moro, a intenção é realizar com frequência forças-tarefas que envolvam a Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Ministério Público e Conselho Tutelar em diversos bairros da cidade, promovendo blitze e outras ações. “Todos os órgãos estão conscientes da necessidade de aumentar a fiscalização e isto já está sendo implantado”, afirma.

Colaboração da sociedade

Na avaliação do secretário, a compreensão e, principalmente, a colaboração de toda a sociedade para o enfrentamento à violência é um fator de extrema importância. “Queremos agregar mais instituições, associações e clubes de serviço nesse trabalho de integração. Nós pedimos a todos que queiram participar e colaborar com essas ações que nos procurem, pois é um trabalho que deve ser realizado em várias mãos”, ressalta.

O major Álvaro Martinelli, comandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º Bpat), destaca que as ações são uma resposta à cobrança da sociedade. “Discutiu-se sobre uma demanda do Ministério Público, principalmente na questão da perturbação do sossego verificada rotineiramente no bairro Planalto”, exemplifica.

Martinelli afirma ainda que os trabalhos por parte da Brigada já estavam em andamento, mas agora serão intensificados com o objetivo de segurança e prevenção. “Com essa integração, esperamos encontrar uma solução para os problemas apresentados”, aponta.

O major também relata que apresentou sugestões ao Poder Público municipal referentes ao melhoramento da iluminação pública em locais com maior circulação de pessoas. Um deles é praça Centenário, no Centro, onde recentemente foi registrado um caso de estupro de uma jovem.

Reportagem: Jonathan Zanotto

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também