Interior em desvantagem na sinalização

A época da safra da uva segue atraindo turistas para a região da Serra Gaúcha. Os principais atrativos estão localizados nos distritos, onde o visitante pode participar da colheita da fruta e ver de perto o processo de elaboração de vinhos e espumantes. Mas será que, guiando-se apenas pelas placas, o turista consegue chegar ao seu destino? O SERRANOSSA foi conferir  como está a sinalização turística em Bento Gonçalves e constatou que há carência de informações, sobretudo se o destino desejado for o interior.

O turista que sai da Pipa Pórtico e deseja visitar distritos como Vale dos Vinhedos, Faria Lemos e Tuiuty, só encontrará placas informativas na entrada das localidades. Saindo do monumento para ingressar na RSC-470, as placas indicam apenas os municípios à esquerda ou direita, sem mencionar a localização dos distritos.

Já o acesso aos distritos de São Pedro e Pinto Bandeira está bem sinalizado, tanto partindo da área urbana quanto ao ingressar  através da ERS-444. O único empecilho para o turista é a denominação adotada em algumas placas: ora a indicação é para Vinhos de Montanha, ora para Pinto Bandeira, o que pode confundir quem desconhece ser o mesmo local. As novas placas estão de acordo com a legislação específica regulamentada pelo Ministério do Turismo, e os locais onde estão sendo instaladas foram determinados através de estudo viário efetuado nos anos de 2007 e 2008.

A situação é bem diferente da sinalização na área urbana, que em sua maioria é suficiente para guiar o turista até o seu destino sem que seja necessário recorrer aos mapas que fazem parte do material de promoção turística do município.

Reforço ainda no primeiro semestre

Em 2010 o município realizou a primeira etapa do reforço da sinalização turística no perímetro urbano. Foram instaladas 43 novas placas no centro e bairros, principalmente Cidade Alta, Planalto e São Bento. A segunda etapa prevê a colocação de placas nas rodovias, sinalizando as rotas do interior. “O projeto já está em análise na Caixa. A expectativa é iniciar os trabalhos ainda no primeiro semestre”, explica a secretária de Turismo, Ivane Fávero. Os recursos foram captados junto ao Ministério do Turismo (Mtur) e as novas placas estão de acordo com a legislação específica regulamentada pelo órgão.

Mapas e aplicativos são alternativa

Enquanto as placas de sinalização aguardam um reforço, os mapas que fazem parte do material de promoção turística do município são uma boa opção para os turistas. No Centro de Atendimento ao Turista (CAT) que funciona junto à Pipa Pórtico em horário comercial, há um vasto material à disposição. Além do mapa geral do município, com indicação de onde estão localizados os distritos, há os mapas individuais de cada roteiro, que são complementados com orientações para chegar ao destino e detalhes dos principais pontos turísticos.

Os visitantes mais modernos podem acessar o aplicativo Turismo Bento Oficial, nos celulares com sistemas iPhone (iOS) e Android. O serviço será lançado no dia 13 de março. É um guia turístico para celular, disponível também em inglês, que traça rotas por meio de geolocalização, permitindo ao usuário a obtenção de mapas. Com a ferramenta, turistas e moradores terão acesso a informações e localização de cerca de 200 pontos turísticos e estabelecimentos como hotéis, restaurantes, viagens, centros de compras e empreendimentos de turismo rural. Bento Gonçalves é um dos primeiros municípios a oferecer este tipo de serviço no país.

Reportagem: Carina Furlanetto

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa