Internet gratuita nas praças funciona?

No começo da semana, o SERRANOSSA testou a qualidade da internet sem fio gratuita, oferecida pela prefeitura em cinco pontos da cidade, dois deles em regime experimental. Na Via Del Vino, no Centro, e na praça Achyles Mincarone, no São Bento, o sinal de internet funcionou perfeitamente, mas na praça Dr. Vico Barbieri o serviço permaneceu indisponível e não pôde ser acessado. Entre os locais em experiência, apenas na praça Padre Rui Lorenzi, no bairro Cidade Alta, o acesso ainda não é possível. A Centenário, que recebe a Feira do Livro, conta com o serviço em perfeitas condições.

Segundo os testes efetuados pela reportagem do SERRANOSSA, a internet sem fio funciona de acordo com as especificações divulgadas pela prefeitura somente na Via Del Vino e na Praça Achyles Mincarone. Nesses locais, a navegação opera em velocidade compatível com os 5 MB (megabytes) previstos no programa e mantém-se estável durante o uso.

Na Vico Barbieri, porém, o SERRANOSSA não encontrou sinal da rede anunciado pelo município. Foram feitas tentativas em diferentes pontos da praça, com diferentes equipamentos, sem sucesso. Segundo a prefeitura, no entanto, o funcionamento é normal e a indisponibilidade pode ter sido causada por um problema pontual.

O município trabalha na consolidação de dados estatísticos de acesso das redes gratuitas. Segundo a assessoria de comunicação, a ideia é divulgar, no futuro, os números relativos a cada praça. Hoje, não há dados disponíveis. A prefeitura também pretende ampliar a oferta de internet gratuita para outros pontos de Bento Gonçalves.


Dois novos locais de acesso

Na praça Centenário o serviço foi disponibilizado oficialmente, mas em período experimental, na quarta-feira, dia 9. No dia anterior porém, já podia ser acessado, e o resultado dos testes da reportagem foi satisfatório. Segundo a prefeitura, a internet sem fio neste local ainda está em fase de testes e deve permanecer disponível apenas durante o período da Feira do Livro, para depois ser desativada ou permanecer em teste por mais 30 dias, até que seja inaugurada oficialmente.

Na praça Padre Rui Lorenzi, também conhecida como praça das Rosas, onde a prefeitura também planeja oferecer o sinal de internet sem fio, o serviço ainda não está disponível oficialmente, segundo a administração municipal. O período de testes também deve durar cerca de 30 dias.

 
Bloqueio

O acesso a conteúdos considerados “impróprios” pela prefeitura, como pornografia, está bloqueado nas redes gratuitas das praças da cidade. O bloqueio é automático, segundo a assessoria de comunicação do município, mas os critérios para o impedimento do acesso não foram divulgados por “motivo de segurança”.

 
Como conectar

Para obter o acesso à internet sem fio nos locais em que ela é disponibilizada pela prefeitura, o usuário de computador com capacidade de receber sinal wireless deve localizar a rede “Bentodigital” e conectar-se. Não é necessário inserir senha.

 
Uso em residências próximas

O SERRANOSSA recebeu denúncias de que a internet gratuita estaria sendo utilizada em residências nas imediações das praças. Segundo a prefeitura, estes acessos podem ocorrer e não é possível coibi-los, porque o perímetro de funcionamento dos equipamentos que disponibilizam o serviço pode ser maior do que a área das praças.

 

Reportagem: Eduardo Kopp

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa