Ipurb: primeiro relatório é entregue sob sigilo

Foi entregue na última terça-feira, dia 3, a primeira parte do relatório da empresa contratada para realizar uma auditoria no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb) de Bento Gonçalves, após denúncias de irregularidades na votação de alterações no Plano Diretor da cidade. A transparência do processo, citada pelo prefeito Roberto Lunelli ao anunciar a auditoria, no começo do ano, parece ter sido apenas uma promessa: o conteúdo do primeiro relatório não foi divulgado pela prefeitura.

Edson Marchioro, sócio da empresa responsável pelo processo, confirmou a entrega do documento, mas também não deu detalhes sobre o seu conteúdo. O diretor do Ipurb, Luís Filipe Pires Trevisan, não foi localizado para falar sobre o relatório. As informações, no entanto, são de que o teor do documento só será divulgado quando o relatório completo for entregue. No início de fevereiro, a empresa recebeu prazo de 120 dias para conclusão do serviço.

O presidente da subseção de Bento Gonçalves da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Panizzi Possamai, afirma esperar que a comissão formada na cidade para acompanhar a auditoria também receba esse primeiro relatório. No início da semana, porém, as informações eram escassas e Possamai não sabia dizer com certeza se o documento seria disponibilizado de fato. “De parte da OAB, a ideia é solicitar formalmente uma cópia. Queremos realmente acompanhar. Se não for entregue, teremos que rever a validade da comissão. O processo não seria transparente”, informa. A comissão é formada pela Associação das Empresas de Construção Civil (Ascom), Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (Aearv), Centro da Indústria e Comércio (CIC), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindiserp) e OAB.

Dez mil processos

A auditoria no Ipurb foi contratada após denúncias de irregularidades na votação de alterações no Plano Diretor. Em fevereiro, o prefeito Roberto Lunelli anunciou que seriam analisados todos os processos do instituto dos últimos dez anos. A estimativa é de que sejam cerca de dez mil. Edson Marchioro, sócio da empresa que faz a auditoria, já foi vereador pelo PT em Caxias do Sul e secretário municipal de Transportes na administração de Pepe Vargas.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa