Isenção do IPI impulsiona negócios na Movelsul

A notícia da isenção do IPI divulgada pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega, na noite de segunda-feira, dia 26, chegou na hora certa para os expositores da Movelsul. Desde terça, dia 27, móveis podem ser negociados com 5% de redução – a alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) paga pelos fabricantes. 

Além da novidade, a edição de 2012 da feira já pode ser comemorada por números positivos. Somente no primeiro dia, cinco mil pessoas visitaram o evento, um acréscimo de 20% ao dia de abertura da última edição. Com a redução do IPI, o presidente da Movelsul, João Paulo Pompermayer, espera que a previsão inicial de negócios, que era de US$ 330 milhões, seja aumentada em 10%. “Aqui na feira teremos um impacto imediato, de curtíssimo prazo. Mas a medida continua favorecendo as vendas no setor durante toda a sua vigência”, afirma.

Para o presidente da Movelsul, os três meses de isenção de imposto previstos pela medida não são suficientes. “Temos uma carga tributária excessiva. A própria redução do IPI como medida de incentivo à indústria e ao consumo prova que pagamos impostos demais. As lideranças do setor moveleiro e de muitos outros setores estão em luta constante para que uma reforma tributária possa desonerar a cadeia produtiva e tornar nossa indústria mais competitiva. Também temos problemas de logística, com estradas mal conservadas que geram fretes caros. E, por fim, precisamos de uma política cambial mais efetiva, que favoreça as exportações”.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa