Já testou sua visão hoje?

Você sabia que, segundo dados do IBGE, quase 19% da população apresenta algum tipo de distúrbio na visão? Pois é, é mais comum do que imaginamos. Estes problemas vão desde sintomas comuns, como dificuldade para enxergar, seja de perto ou de longe, até a perda da visão. Por isso é importante procurar um oftalmologista logo nos primeiros sintomas.

A visão é um dos cinco sentidos, que tem como órgãos os nossos olhos. O olho no ser humano mede em torno de três centímetros de diâmetro em forma esférica, composto por inúmeras estruturas anatômicas, desde a córnea, na região anterior, até a retina, localizada na camada mais interior, esta formada por dois conjuntos de células, os bastonetes e os cones.

Tudo acontece pelo processamento de dados enviados ao cérebro, por intermédio de receptores sensoriais ativados pela luz e enviados através das fibras do nervo óptico. A partir daí, a imagem é recebida e processada, concluindo assim o processo da visão. Mas é claro que o processo não é tão simples assim, pois poderíamos ficar dias escrevendo sobre a anatomia e fisiologia do olho e suas relações com o cérebro.

Durante a nossa vida, somos expostos a inúmeras condições de iluminação, exigindo da nossa visão, inúmeras adaptações. Um exemplo disso é quando ficamos expostos a uma alta incidência de luz e ao entrarmos em um ambiente escuro, perdemos a capacidade de imediato reconhecer o que está ao nosso redor. Estas adaptações podem ocorrer tanto para o escuro quanto para um ambiente com claridade, e variam desde uma dilatação da pupila até uma diminuição do seu diâmetro.

Como acontece com o corpo humano, os olhos também envelhecem, podendo surgir inúmeros problemas de visão, desde uma diminuição da acuidade da visão até mesmo a perda total. Na medicina, o especialista responsável por estudar, acompanhar e tratar os distúrbios do olho é o Oftalmologista, o qual irá diagnosticar e buscar o melhor tratamento para as doenças que possam surgir.

Entre as patologias mais comuns da visão, estão a Miopia (dificuldade de ver o que está distante), a Hipermetropia (dificuldade de ver o que está perto), o Astigmatismo (visão distorcida), a Catarata (visão turva), o Glaucoma (que além de diminuir a acuidade visual pode também levar a cegueira), a Presbiopia (chamada de visão cansada) e inúmeras outras doenças que podem surgir. Portanto, não deixe de procurar um especialista para receber orientações sobre como cuidar melhor de seus olhos.
 

Apoio: