Janeiro sem creches em Bento

Pais que têm filhos ocupando vagas compradas pela prefeitura na Educação Infantil em escolas particulares terão que esperar mais algum tempo até ouvir uma definição da administração municipal acerca da manutenção dessas vagas para 2013. Desde o fim dos convênios com as escolas, encerrados em dezembro, o Poder Executivo está avaliando as necessidades para este ano e ainda não renovou contratos, o que deve ocorrer apenas a partir do dia 5 de fevereiro. Até lá, a Educação Infantil no município segue em recesso, segundo a secretaria municipal de Educação (Smed).

A secretária, Iraci Luchese Vasques, garante que serão compradas vagas. “Peço paciência e compreensão das pessoas. Nenhuma criança vai ficar sem escola. Nosso objetivo é o bem-estar da comunidade”, garante Iraci. 

A orientação é que os pais procurem a Smed para obter informações sobre como agir para garantir a matrícula. O telefone de contato da secretaria é (54) 3055 7189. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Valor baixo

Segundo a secretária de Educação, até dezembro a prefeitura pagava R$ 300 por vaga na Educação Infantil, considerado pouco pelas escolas particulares. “Recebemos algumas reclamações de diretores que dizem que não conseguem sustentar as despesas dos alunos apenas com esse montante”, conta.

Números

Hoje, conforme a Smed, há um excedente de 500 crianças em relação ao número de vagas disponíveis na rede municipal de Educação Infantil.

Mensalidades de janeiro

A mãe de uma menina de dois anos que frequenta o ensino infantil em uma escola do bairro Universitário, com vaga comprada pela prefeitura, reclama por ter que pagar  a mensalidade em janeiro e fevereiro. Foi isso que ela teria ouvido da direção da escola. Na secretaria de Educação, segundo ela, não foi possível obter informações precisas.

“Minha filha está em uma escola particular com vaga comprada pelo município. Como as outras escolas fecharam no verão, a prefeitura não vai pagar a vaga em janeiro nem fevereiro”, reclama ela. “Os pais com crianças em escolas particulares com vagas compradas vão ter que arcar com as despesas”, deduz.

A secretária Iraci afirma que não foi informada sobre nenhum caso de retorno às atividades em escolas com vagas compradas pela prefeitura. Segundo ela, a secretaria irá analisar esses casos para obter mais informações. Mas não deverá pagar pelas vagas no mês de janeiro.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.