Japão anuncia isenção de visto para brasileiros
Também foi anunciada uma linha de crédito de R$ 1 bilhão voltada ao setor de saúde
Na reunião bilateral realizada em Hiroshima por aproximadamente uma hora, às margens da cúpula do G7, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, afirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que vai adotar a isenção de visto aos brasileiros.
Kishida também anunciou uma linha de crédito de R$ 1 bilhão voltada ao setor de saúde, sem, no entanto, dar detalhes sobre o formato da concessão do empréstimo.
O aceno ocorre uma semana depois de o governo retomar a exigência de visto para turistas de Japão, Estados Unidos, Austrália e Canadá. A regra já existia, foi alterada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2019 e agora volta a vigorar a partir de 1º de outubro pelo princípio da reciprocidade. Ou seja, o Brasil exigirá o documento, porque esses mesmos países o solicitam a turistas brasileiros.
“O primeiro-ministro Kishida anunciou que o governo do Japão iniciaria procedimentos para a introdução da isenção de visto de curta duração para portadores de passaporte comum do Brasil”, diz um comunicado do governo local sobre o encontro com Lula.