Japoneses conhecem instalações de Bento

No início desta semana, HiraiTetsu, representante da Federação Japonesa de Futebol, esteve em Bento Gonçalves para testar a qualidade das instalações do Hotel &Spa do Vinho Caudalie, no Vale dos Vinhedos, onde ficou hospedado entre domingo, dia 1º, e segunda-feira, dia 2. A intenção foi avaliar as condições da cidade para receber a seleção do Japão na Copa do Mundo de 2014. O Estádio Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos não entrou no roteiro.

De lá, ele rumou para Farroupilha, onde visitou o Estádio das Castanheiras. Logo depois, chegou a Caxias do Sul, para conferir a situação do Estádio Centenário. De acordo com a secretária municipal de Turismo de Bento, Ivane Fávero, Tetsu e seu assessor, Tsumi, ficaram bastante impressionados com o que viram. “Eles estão percorrendo o Brasil. Foi uma visita rápida, mas que serviu para assegurá-los da qualidade do hotel”, descreveu. Em Caxias do Sul, os japoneses embarcaram em um voo até Florianópolis.

Essa não foi a primeira visita recebida pela cidade visando a Copa do Mundo de 2014. No final de março, dirigentes alemães visitaram o mesmo hotel e o Montanha dos Vinhedos. Além disso, informações extraoficiais dão conta de que representantes russos estiveram em Bento Gonçalves, mas sequer pediram acompanhamento de autoridades do município.

As definições de onde as seleções ficarão antes ou durante o torneio devem acontecer apenas no primeiro semestre de 2013, quando 31 dos países classificados saberão onde farão seus três primeiros jogos. Porém, a escolha dos 32 locais será de responsabilidade exclusiva das seleções participantes, sem ingerência da Federação Internacional de Futebol (Fifa) ou do Comitê Organizador Local (COL).

Melhorias na Montanha dos Vinhedos

Em sua passagem por Bento, os representantes japoneses sequer passaram pelas instalações do Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos. Os alemães tinham os mesmos planos quando chegaram à cidade, mas foram convencidos a conhecer a casa do Esportivo. Essa postura não é coincidência. Ela é baseada em um parecer entregue pela Fifa ainda em 2011 para as seleções, trazendo pontos fortes e fracos de hotéis e locais de treino dos cerca de 150 municípios candidatos a campo base.

Apesar de ainda não ter um retorno oficial da entidade máxima do futebol, Bento Gonçalves tem agido nos bastidores para tentar decifrar os pontos fracos do município a tempo de melhorá-los para atrair uma seleção. Nesta semana, representantes da Fifa prometeram fornecer informações em breve. Entretanto, a ideia do município é não esperar. 

Pontos fracos já conhecidos, como o isolamento visual e até mesmo a melhora no sistema de drenagem do gramado são deficiências que devem ser atacadas. Medidas que não têm custo tão elevado devem ser bancadas pelo próprio clube, enquanto aquelas que demandam uma verba maior serão feitas em parceria com a prefeitura.

 
Prefeitura assina contrato com a Fifa 

Há cerca de um mês, sem alarde, Bento Gonçalves, Esportivo e Fifa assinaram um contrato de disponibilização do Estádio Montanha dos Vinhedos para a Copa do Mundo de 2014. Ao contrário da postura adotada por outras cidades, como Farroupilha, a prefeitura preferiu não comemorar o passo adiante.

A secretária de Turismo, Ivane Fávero, classificou a assinatura como “mais um passo entre tantos que deverão ser dados até a chegada de uma seleção a Bento Gonçalves”.  Enquanto aguarda a divulgação de cerca de 40 cidades que seguem disputando a chegada de uma seleção para a Copa do Mundo, em agosto, Bento prepara sua segunda participação na SoccerEx, que neste ano ocorre de 24 a 28 de novembro, no Rio de Janeiro. No final do ano, uma segunda lista da Fifa deve finalizar a relação de cidades creditadas a ser campo base na Copa 2014.

 
Reportagem: Alexandre Brusa

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA