Jogador do Farrapos entre os melhores do Super 8

Um dos principais destaques do Campeonato Brasileiro de Rugby 2015, até o momento, veste a camisa do Farrapos e fala portunhol. Com atuações bastante regulares nas nove primeiras rodadas, muitas delas decisivas, o abertura Javier Cardozo ocupa a segunda colocação no Troféu Outback, que elege os melhores jogadores da competição.

O reconhecimento é conferido pelos adversários. Após cada partida do Super 8, os treinadores votam no melhor atleta do time oponente. No momento, o ranking conta com 43 jogadores, e Javier divide a segunda posição com Mathias, do Jacareí e da seleção brasileira. O líder é Facundo, do Curitiba. Javier também seria destaque se houvesse um ranking das jogadas mais marcantes da competição até aqui. Foi dele o drop-goal de aproximadamente 25 metros que garantiu a vitória por 20 a 19 sobre o Desterro, aos 38 minutos do segundo tempo, em duelo da oitava rodada.

O argentino de 28 anos vive o seu melhor momento desde que chegou ao Brasil, no início de 2014. A ambição é seguir melhorando, mas, para tanto, ele enfatiza a preocupação em não se acomodar com o reconhecimento individual. “No esporte, em um dia você é o melhor e no outro pode ser o pior. Eu tento não olhar muito para isso, porque, se prestar muita atenção nessas coisas, o jogador para de tentar melhorar. Eu fico muito grato e honrado por estar ao lado dos melhores jogadores do Brasil, entretanto, o meu foco é continuar treinando e melhorando”, afirma o jogador, que deixou a Argentina, inicialmente, para uma experiência fora do país, motivada também pela situação política e econômica local bastante preocupante. Atualmente, além de jogador, Javier também é professor remunerado das categorias de base do Farrapos e não pretende voltar ao país de origem tão cedo. Ele ressalta que o objetivo é continuar retribuindo a acolhida da cidade e a oportunidade de trabalhar e jogar no clube. “Quando cheguei, a minha ideia era permanecer um ou dois anos, mas, se tudo der certo, vou ficar também em 2016, então, já serão três anos. Pessoas como o Tito (presidente do Farrapos) e o Scopel (vice-presidente) ajudaram bastante para que eu conseguisse vir aqui, por isso, estou tentando retribuir um pouco o que eles fizeram por mim. Meu objetivo é sempre tentar fazer com que o clube melhore, seja dentro ou fora de campo”, conclui.

São José é o próximo adversário

O Farrapos voltará a campo apenas no dia 12, diante do São José, no estádio da Montanha. Uma vitória poderá recolocar a equipe no G4 e, além disso, espantar o fantasma do rebaixamento. No momento, o Farrapos ocupa a quinta colocação, a dois pontos da zona de classificação à segunda fase e a seis do penúltimo colocado, que precisará passar por uma repescagem para defender permanência na elite.

No próximo sábado, dia 5, Band Saracens e Spac entrarão em campo, em São Paulo, para cumprir partida atrasada da quarta rodada.

SUPER 8 – 1ª FASE

1º Curitiba – 28      

2º Spac – 27  

3º São José – 26      

4º Desterro – 24      

5º Farrapos – 22     

6º Band Saracens – 21

7º Pasteur – 16       

8º Jacareí – 6         

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Instagram: @serranossa

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.