• Vinícola Garibaldi
  • Tacchini Sistema de Saúde
  • Ótica Debianchi

Jovem da Serra Gaúcha ganha destaque em Brasília

  • Vinícola Garibaldi

Marco Antônio da Silva, de 16 anos e morador de Caxias do Sul, participou de diversos compromissos que trouxeram aprendizados, conhecimento e experiência

Fotos: Divulgação FAS Caxias do Sul

Na semana passada, os corredores e gabinetes da capital federal, bem como as plenárias e palestras de um evento nacional para debater políticas públicas na área social, foram palco de aprendizado para um jovem caxiense. Usuário do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Murialdo – Santa Fé, mantido pelo ILEM – Instituto Leonardo Murialdo, em parceria com a FAS, Marco Antônio da Silva, de 16 anos, esteve em Brasília participando da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social entre os dias 5 e 8 de dezembro.

Apesar de ainda jovem, ele já tem histórico de engajamento e participação. Em agosto, durante a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, foi indicado Delegado de Caxias do Sul, como representante dos usuários do SUAS, para a conferência estadual. Na capital gaúcha, outra indicação, desta vez para a conferência nacional que aconteceu em Brasília.

Marco Antônio no gabinete do deputado federal pela Serra Gaúcha, Mauricio Marcon (Podemos).

Mas a viagem não foi de passeio ou férias. Foi uma semana de muitos compromissos. A participação nas oficinas e palestras tomou todos os horários do dia. O que resultou em aprendizado, conhecimento e experiência.

“O que eu vivi aqui nesses dias, o que tenho aprendido nas palestras e nos contatos com pessoas de outros lugares acrescenta muito para o meu futuro. Tenho melhorado o meu vocabulário, aprendi a importância da comunicação assertiva. O quanto, por exemplo, uma expressão equivocada pode ser mal interpretada e causar problemas até a moral de uma pessoa. E prejudicar a moral de alguém é uma coisa complicada” afirma.

Marco com a deputada federal pela Serra Gaúcha, Denise Pessôa (PT).

Se a viagem contribuiu para o futuro do Marco, ele também está fazendo a sua parte pelo amanhã da assistência social. Essa é a opinião da diretora da FAS, Ana Paula Flores.

“Ter a companhia do Marco aqui, nas visitas que fizemos, por exemplo, aos gabinetes dos deputados, tem muito significado. Em vez de simplesmente falarmos do impacto que as políticas públicas têm na vida das pessoas, temos um ótimo exemplo de como essas políticas transformam o cotidiano dos nossos usuários”, ressalta Ana Paula.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também